El Clássico: os 3 maiores Real Madrid x Barcelona da história

O tradicional confronto entre Barcelona e Real Madrid, chamado “El Clásico”, escreveu grandes capítulos na história do futebol. Independentemente do campeonato, título disputado ou jogo amistoso, o encontro gente gera discussão. Os azul-grenás e os blancos podem voltar a encontrar-se nas fases finais da Liga dos Campeões da UEFA. Por isso, resolvemos relembrar os 3 maiores Real Madrid x Barcelona de todos os tempos.

Entendendo a rivalidade do “El Clásico”: Republicanos x Nacionalistas

A rivalidade entre Real Madrid x Barcelona é uma das mais acirradas e lendárias do futebol. Os clássicos entre essas duas equipes sempre geram grande expectativa e são acompanhados por milhões de fãs ao redor do mundo. Mas qual é a origem desse antagonismo?

A gênese da rivalidade entre Real Madrid e FC Barcelona remonta à época da Guerra Civil Espanhola nos anos 1930. Durante esse período conturbado, o país estava dividido entre os Republicanos e os Nacionalistas. O Barcelona estava associado aos republicanos, enquanto o Real Madrid era identificado com os nacionalistas.

O Barça surgiu como um clube com um firme compromisso político e social, o que se manifestou em sua afinidade com o movimento republicano. Por outro lado, o clube dos Merengues foi fundado por um grupo de estudantes universitários que se alinhavam com o nacionalismo espanhol. Assim, desde sua fundação, essas duas equipes encarnaram ideologias políticas e culturais distintas.

Jogadores do FC Barcelona, em 1903. Fonte: Wikipedia

Durante a Guerra Civil, os fãs do Barcelona enfrentaram grandes problemas. O clube foi alvo de perseguição pelas autoridades franquistas, resultando na prisão ou execução de muitos dos seus jogadores e seguidores. Por outro lado, o Real Madrid era considerado a equipe do regime e desfrutava do apoio do governo de Franco.

Após o conflito, a rivalidade entre as duas equipes alcançou outro patamar. O Barça emergiu como um símbolo de resistência ao regime de Franco, enquanto o Real Madrid se tornou a equipe oficial do regime. Essa rivalidade se estendeu para os campos de futebol, transformando os jogos entre ambos em uma espécie de confronto ideológico.

Com o tempo, “El Clásico” foi ficando cada vez mais internacional e ganhando mais importância. Vamos ver os 3 maiores Real Madrid x Barcelona.

Quer saber?

Veja quem foi Francisco Franco aqui.

3 maiores Real Madrid x Barcelona: Raúl calou o Camp Nou

No clássico entre Barcelona x Real Madrid, os catalãos lideravam a La Liga com 15 pontos, enquanto o Real Madrid não vencia o Barcelona em casa há 16 anos. O Barcelona começou de forma espetacular com duas investidas em apenas um minuto e meio, mas aos poucos o Real Madrid começou a acreditar em suas chances e fez um jogo interessante no contra-ataque.

A primeira oportunidade clara foi de Nicolas Anelka, que recebeu um bom passe de Fernando Morientes e acertou a trave aos 21 minutos. Seis minutos depois, durante o melhor momento do jogo para o Real Madrid, uma grande jogada de Savio Bortolini permitiu que Raúl González abrisse o placar. A sorte dos anfitriões foi que dois minutos depois (minuto 29), uma jogada de Reiziger e bom controle de Kluivert resultaram no empate por Rivaldo.

O segundo tempo foi espetacular. Figo, aos 49 minutos, marcou um golaço e colocou sua equipe em vantagem. Em seguida, Kluivert discutiu com Iván Campo, confrontou o árbitro e foi expulso faltando 34 minutos para o final.

Quando tudo parecia resolvido, em uma jogada de Savio, a estrela de Raúl brilhou mais uma vez. O histórico atacante do Madrid aproveitou a chance, empatou o jogo e calou o Camp Nou.

A comemoração lendária de Messi no Bernabéu

Lionel Messi foi o destaque em um memorável clássico entre Barcelona e Real Madrid no Estádio Santiago Bernabéu. O Real Madrid, liderado por Zinedine Zidane, abriu o placar com Casemiro aos 28 minutos, mas a resposta veio rápido, com Messi empatando para o FC Barcelona.

No segundo tempo, o Real Madrid voltou à frente com um gol de Rakitic, antes de James Rodríguez igualar o placar nos últimos minutos. Houve polêmicas de arbitragem e tensões entre Piqué e Sergio Ramos, culminando na expulsão de Ramos.

Porém, todo o esforço dos Merengues foi em vão. Messi estava em uma de suas partidas iluminadas e já no final do jogo fez o gol da vitória Culé. Depois, em frente a torcida do Real Madrid, o argentino tirou a sua camisa e protagonizou uma comemoração que se tornou icônica na história do “El Clásico”.

O que fica marcado é que a atuação de Lionel Messi foi decisiva, marcando dois gols que garantiram a vitória do Barcelona por 3 a 2 sobre o Real Madrid. O jogo foi repleto de momentos controversos e reviravoltas, com destaque para a atuação crucial do argentino, que assegurou a vitória para sua equipe.

Guardiola x Mourinho: Cristiano Ronaldo e o famoso “Eu tô aqui”

O Real Madrid saiu vitorioso do Camp Nou graças aos gols de Khedira e Cristiano Ronaldo. Na época, essa vitória foi importante porque acabou ampliando a vantagem na Liga para sete pontos e quebrou a hegemonia de 3 anos do Barcelona na competição. Assim como Real Madrid x Barcelona é histórico, assim também era a rivalidade entre Pep Guardiola x José Mourinho.

O Barcelona não exibiu seu habitual desempenho. Exceto por Tello, uma surpresa na escalação de Guardiola, nenhum outro jogador conseguiu ameaçar a defesa do Madrid. A estratégia defensiva dos merengues, com toda a equipe recuada e a linha defensiva avançada, sufocou o jogo do Barça, limitando as chances de gol.

A segunda etapa começou sem mudanças significativas por parte do Barcelona. Mesmo com posse de bola, o Barça lutou para criar oportunidades claras de gol, com a única chance real surgindo nos pés de Tello, que falhou em converter. Guardiola optou por substituir Xavi por Alexis aos 69 minutos, buscando reforçar o ataque.

Apesar do empate temporário do Barcelona com gol de Alexis, Cristiano Ronaldo rapidamente colocou o Real Madrid à frente novamente. Sua celebração marcante veio acompanhada de uma mensagem direta aos torcedores: “Calma, calma. Eu tô aqui”, simbolizando a determinação e confiança da equipe merengue.

Esse resultado representou uma quebra de paradigmas, mostrando que o Real Madrid podia vencer o Barcelona sem necessidade de estratégias defensivas durante os 90 minutos. Esse resultado representa uma virada de página em vários fantasmas merengues:

  • a ausência de destaque dos jogadores portugueses contra o Barcelona;
  • que Mourinho podia vencer em Barcelona;
  • e a crença dos torcedores do Madrid de que não era preciso jogar só defensivamente para vencer o Barcelona.

Bônus: Outros jogos marcantes entre Barça x Real

Esses foram apenas alguns dos grandes jogos entre as duas equipes. Contudo, existem encontros que também marcaram a história desse clássico e não entraram na nossa lista dos 3 maiores Real Madrid x Barcelona. Confira abaixo algumas partidas memoráveis:

Barcelona 5 a 0 no Real: 29/10/2010

O Barcelona conquistou uma vitória histórica sobre o Real Madrid em uma exibição brilhante de Leo Messi. Embora não tenha marcado, o argentino contribuiu com duas assistências e teve uma atuação excepcional no Camp Nou. Com os gols de Xavi aos 9 minutos e Pedro aos 17 minutos, o placar já mostrava 2 a 0 antes mesmo dos 20 minutos de jogo, em um clássico disputado em muita intensidade.

Na segunda parte, o pesadelo para a equipe do Real só aumentou. Os gols de Villa, marcados em sequência aos 54 e 56 minutos, ampliaram a vantagem para 4 a 0, mas ainda faltava um gol para completar a histórica goleada. Um cruzamento da ala encontrou Jeffren, e Piqué completou para fazer o 5 a 0 e selar a vitória com a emblemática ‘mãozinha’.

Show de Vinicius Jr. e 4 a 1 para o Real Madrid: 14/01/2024

Na Supertaça de Espanha, realizada na Arábia Saudita, o Real Madrid venceu o Barcelona por 4 a 1, com destaque para Vinícius Jr., que fez dois gols e uma assistência. O jogo foi marcado pela intensidade desde o início, com o Real dominando e abrindo o placar rapidamente, enquanto o Barcelona teve dificuldades para reagir.

Vinícius Jr. foi o protagonista da partida, marcando dois gols nos primeiros 10 minutos, enquanto o Barcelona encontrou dificuldades para superar a defesa adversária. Apesar de uma tentativa de reação com um gol de Lewandowski, o Real ampliou a vantagem com um pênalti convertido por Vinícius, consolidando uma vitória convincente e levando a Supercopa de Espanha para Madrid.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima