Quais são os últimos campeões da Liga Europa?

A Europa League (Liga Europa) é um dos principais torneios de futebol do velho continente. Veja quais são os últimos campeões da Liga Europa.

A Liga Europa (Europa League) é uma espécie de segunda divisão do futebol europeu. A cada ano, os times que não ficaram nas primeiras posições dos campeonatos nacionais disputam a competição. Podemos compará-la com o cenário sul-americano, sendo a Libertadores a Champions League e a Sul-Americana a Europa League.

Nos últimos anos, diferentes times conquistaram o título da Liga Europa. Desde 2016, seis clubes de três países diferentes foram campeões do torneio. Você sabe quais são os últimos campeões da Liga Europa? Confira a seguir:

 

2021/22 – Eintracht Frankfurt

O atual campeão da Liga Europa é o Eintracht Frankfurt, da Alemanha. O time conquistou o título após derrotar o Rangers, da Escócia, nos pênaltis. Este foi o primeiro título internacional do Eintracht Frankfurt nos últimos 42 anos. O clube foi campeão da Europa League anos atrás, em 1980.

O Frankfurt se destaca entre os últimos campeões da Liga Europa por ser o único alemão a ter conquistado o título do torneio nos últimos 25 anos. A última vez que um time da Alemanha havia sido campeão da Europa League foi em 1997, quando o Schalke 04 conquistou o título.

Outro motivo que faz o Frankfurt se destacar entre os últimos campeões da Liga Europa é que ele foi campeão da forma invicta.

 

2020/21 – Villarreal

Antes do Eintracht Frankfurt conquistar o título da Europa League pela segunda vez em sua história, um time conquistou o título do torneio pela primeira vez. Na verdade, foi o primeiro título internacional da história deste clube. Em 2021, o grande campeão da Liga Europa foi o Villarreal.

Fundado em 1923, há quase 100 anos, o Villarreal nunca havia conquistado um título internacional de grande porte como é a Europa League. Em sua história, o clube espanhol tem apenas dois títulos da Copa Intertoto e um da terceira divisão do Campeonato Espanhol.

O Villarreal se destaca entre os últimos campeões da Liga Europa por ser um dos times que nunca havia conquistado o título do torneio. Na Europa League, os últimos campeões já haviam sido campeões do torneio em algum outro ano. 

Com exceção do Villarreal em 2021, a última vez que um time conquistou o título da Liga Europa pela primeira vez aconteceu em 2017, quando o Manchester United foi campeão do torneio.

Inclusive, foi contra o Manchester United que o Villarreal garantiu o título da Liga Europa.

 

2019/20 – Sevilla

Se estamos falando dos últimos campeões da Europa League, é impossível não dar um certo destaque ao Sevilla. Desde que a competição europeia começou a ser disputada em 1972, é o Sevilla quem aparece como o maior campeão, com seis títulos.

O maior campeão da Liga Europa é também um dos últimos campeões do torneio. O Sevilla foi campeão da Europa League em 2020, quando bateu a Internazionale na final. Uma curiosidade sobre o time espanhol é que ele nunca perdeu uma final de Liga Europa. Ao todo, são seis finais disputadas e seis títulos conquistados.

Além de ser um dos últimos campeões da Liga Europa, o Sevilla é também o único time que conseguiu ser campeão da competição três vezes consecutivas. O time espanhol levantou o troféu do torneio em 2014, contra o Benfica, em 2015, contra o FC Dnipro Dnipropetrovsk, e em 2016, contra o Liverpool.

 

2018/19 – Chelsea

O Chelsea foi o último time da Inglaterra a ser campeão da Europa League. Ele conquistou o título do torneio em 2019, ano em que goleou o rival Arsenal na grande final por 4 a 1. Recentemente, o Chelsea foi campeão da Champions League, derrotando outro rival na grande final: o Manchester City.

Entre os últimos campeões da Europa League, o Chelsea se destaca ao lado do Sevilla como um dos únicos times a ter vencido o torneio mais de uma vez. O clube inglês foi campeão em 2019 e em 2013. Esses são os únicos dois títulos de Liga Europa do Chelsea.

 

2017/18 – Atlético de Madrid

Após anos batendo na trave nas principais competições do futebol europeu, o Atlético de Madrid conseguiu sair da seca em 2018. No caso, o clube espanhol foi campeão da Liga Europa após golear o Olympique de Marselha por 3 a 0 na grande final.

Antes de ser campeão em 2018, o Atlético de Madrid havia batido na trave em diferentes competições. Na Champions League, o clube espanhol foi vice-campeão em 2014 e 2016, perdendo ambos os títulos para o grande rival Real Madrid.

No mesmo ano em que foi vice da Champions League pela primeira vez, o Atlético de Madrid foi campeão espanhol. O mesmo aconteceu em 2021, quando o time da capital espanhola conquistou o título da La Liga. Nas temporadas de 2018 e 2019, o Atlético de Madrid foi mais uma vez vice-campeão da La Liga.

 

2016/17 – Manchester United

Como dissemos anteriormente, a última vez que a Europa League teve um campeão inédito aconteceu em 2017. Neste ano, o Manchester United conquistou o título do torneio após derrotar o Ajax, da Holanda, na grande final. Este foi o último grande título do Manchester United, que está há anos tentando sair de uma má fase.

O Manchester United se destaca entre os últimos campeões da UEFA Europa League por conquistar o título do torneio de forma invicta. Ele entrou na competição nas oitavas de final, após ter sido eliminado na Liga dos Campeões. Com isso, disputou oito partidas até a grande final, vencendo cinco delas.

 

Aposte nos campeões da Liga Europa com a Apostaquente!

Agora que você conhece os últimos campeões da Liga Europa, por que não apostar nos jogos desses times com a Apostaquente?

Em seu site de apostas, a Apostaquente disponibiliza uma série de campeonatos de futebol europeu para você apostar e se divertir. Lá, você consegue apostar em times de diferentes países em competições variadas, como Europa League, Champions League, Premier League, entre outras.

E aí, está esperando o que para apostar nos jogos dos campeões da Liga Europa com a Apostaquente?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima