O Flamengo conquistou o título da Libertadores de 2022. Após realizar uma grande campanha, o Rubro negro derrotou o Athletico na grande final por 1 a 0 e foi campeão da Libertadores de forma invicta. Nos últimos anos, o Flamengo disputou três finais da competição, saindo vitorioso em duas delas.
Além do Flamengo, você sabe quais foram os últimos campeões da Libertadores? Confira a seguir:
Flamengo – 2019 e 2022
Como dissemos anteriormente, o Flamengo é o atual campeão da Libertadores. O time carioca conquistou o seu terceiro título da competição e agora faz parte do grupo de maiores campeões brasileiros da Libertadores, ao lado de Grêmio, Palmeiras, São Paulo e Santos.
Além disso, ele se destaca entre os últimos campeões da Libertadores por ter sido campeão invicto, como o Corinthians em 2012.
Das 13 partidas disputadas na Libertadores 2022, o Rubro negro saiu vitorioso em 12 delas. Na grande final, disputada em 29 de outubro, o Flamengo conquistou o título após Gabigol marcar o gol da partida. Este é o quarto gol do jogador em três finais de Libertadores pelo Flamengo.
Em 2019, ano em que o Flamengo encantou o Brasil com o seu futebol ofensivo e que gerou resultados, o clube também foi campeão da Libertadores e do Brasileirão, conquistando o recorde de pontos em uma edição do Campeonato Brasileiro de pontos corridos disputado com 20 equipes (90 pontos).
Palmeiras – 2020 e 2021
O Palmeiras começou a temporada de 2022 como atual campeão da Libertadores. O clube paulista tem se destacado muito nos últimos anos, não só pelos títulos conquistados, mas também pela forma como mostrou ser uma equipe versátil e difícil de ser batida.
Em 2020, o Palmeiras conquistou o título da Libertadores após derrotar o grande rival Santos na final. Neste mesmo ano, o clube conquistou o título da Copa do Brasil, o quarto de sua história. Essas conquistas fizeram com que o Palmeiras se tornasse o primeiro clube na história a ser campeão da Copa do Brasil e da Libertadores no mesmo ano. Em 2022, o Flamengo igualou esta marca.
Na temporada seguinte, o Palmeiras conquistou o bicampeonato da Libertadores, sendo campeão do torneio pela terceira vez. Assim como em 2020, o Verdão enfrentou outro time brasileiro na grande final: o Flamengo. Esta foi uma das finais mais esperadas dos últimos anos, já que Palmeiras e Flamengo têm dominado o cenário do futebol brasileiro.
Entre os últimos campeões da Libertadores, o Palmeiras se destaca por ser o único a conquistar o título da competição duas vezes seguidas. Como vimos anteriormente, o Flamengo também foi bicampeão do torneio. Porém, com três temporadas de diferença.
River Plate – 2018
Antes da hegemonia de Palmeiras e Flamengo, quem se destacava na Libertadores era o River Plate, da Argentina. O time foi o último clube de futebol não-brasileiro a conquistar o título da Libertadores. No caso, o River Plate foi campeão em 2018, após derrotar o grande rival Boca Juniors na final.
Além de ser o único argentino entre os últimos campeões da Libertadores, o River se destaca por ter sido campeão fora do continente. Como assim? Em 2018, após confusões envolvendo as torcidas de River Plate e Boca Juniors, o segundo jogo da final da Libertadores foi disputado na Europa, no Estádio Santiago Bernabéu, a casa do Real Madrid.
Grêmio – 2017
Recém promovido à Série A do Brasileirão, o Grêmio é o outro time do Brasil que aparece entre os últimos campeões da Libertadores da América. O clube gaúcho conquistou o título em 2017, tornando-se um dos maiores campeões brasileiros da competição ao lado de São Paulo e Santos.
Em 2017, o Grêmio conquistou o título da Libertadores após derrotar o Lanús, da Argentina, nos dois jogos da final. O jogo de ida, disputado no Brasil, terminou com vitória Tricolor por 1 a 0. Já o jogo de volta, disputado na Argentina, terminou com vitória do Grêmio por 2 a 1.
Os últimos 10 campeões da Libertadores
Além de Flamengo, Palmeiras, River Plate e Grêmio, você sabe quais são os outros times que conseguiram conquistar a América recentemente? Confira quais são os últimos 10 campeões da Libertadores:
- 2022: Flamengo;
- 2021: Palmeiras;
- 2020: Palmeiras;
- 2019: Flamengo;
- 2018: River Plate;
- 2017: Grêmio;
- 2016: Atlético Nacional;
- 2015: River Plate;
- 2014: San Lorenzo;
- 2013: Atlético-MG.
Como podemos perceber, os brasileiros são maioria entre os últimos dez campeões da Libertadores. Se estendermos a lista por mais alguns anos, ainda teremos outros times do Brasil figurando entre os campeões da América. Esse é o caso do Corinthians (2012), Santos (2011) e Internacional (2010).
Aposte na Libertadores 2023 com a Apostaquente!
A Libertadores de 2022 acabou. Porém, saiba que você poderá apostar na Libertadores 2023 com a Apostaquente!
Em seu site de apostas, a Apostaquente disponibiliza uma grande variedade de esportes e torneios para você apostar. Lá, você consegue colocar seus palpites na Libertadores e em diferentes campeonatos de futebol, como Brasileirão, Champions League, Premier League e até mesmo Copa do Mundo.
E aí, está esperando o que para acessar o site da Apostaquente e apostar nos seus esportes favoritos?