Quais são os técnicos estrangeiros do Brasileirão?

Nos últimos anos, muitos clubes do Brasil têm contratado técnicos estrangeiros. Veja quais são os técnicos estrangeiros do Brasileirão 2023.

Nos últimos anos, a contratação de treinadores estrangeiros tem se tornado uma tendência entre os clubes do futebol brasileiro. A maioria dos times da elite do futebol nacional já foi comandada por treinadores de outros países. Nessa temporada, poderemos ver muitos técnicos estrangeiros no Brasileirão 2023.

Você sabe quais são os técnicos estrangeiros do Brasileirão? Confira a seguir:

Quais times vão jogar o Brasileirão 2023?

Antes de saber quais são os técnicos estrangeiros do Brasileirão, por que não conhecer quais serão os times que disputarão a Série A do Campeonato Brasileiro em 2023? Nessa temporada, o Brasileirão terá o maior número de campeões brasileiros disputando o título da competição.

Confira quais são os times que disputarão o Brasileirão 2023:

  • Palmeiras (atual campeão);
  • Internacional;
  • Fluminense;
  • Corinthians;
  • Flamengo;
  • Athletico;
  • Atlético-MG;
  • Fortaleza;
  • São Paulo;
  • América-MG;
  • Botafogo;
  • Santos;
  • Goiás;
  • RB Bragantino;
  • Coritiba;
  • Cuiabá;
  • Cruzeiro;
  • Grêmio;
  • Bahia;
  • Vasco da Gama.

 

Abel Ferreira

Se vamos falar sobre os técnicos estrangeiros do Brasileirão 2023, é impossível não começar falando sobre Abel Ferreira. O português é um dos melhores treinadores do futebol sul-americano. Desde que chegou ao Palmeiras em outubro de 2020, o técnico conquistou uma série de títulos e se tornou um grande ídolo da torcida alviverde.

Antes de fazer sucesso comandando o Palmeiras, Abel Ferreira nunca havia conquistado um título. O jovem treinador de 44 anos completará três anos no comando técnico do Palmeiras em outubro deste ano. Nesses pouco mais de dois anos treinando o clube paulista, Abel Ferreira conquistou os seguintes títulos:

  • Libertadores 2020;
  • Copa do Brasil 2020;
  • Libertadores 2021;
  • Recopa Sul-Americana 2022;
  • Paulistão 2022;
  • Brasileirão 2022.

Desde que chegou ao Palmeiras, Abel Ferreira causou impacto imediato e mudou a mentalidade da equipe. Todos os jogadores do clube, sejam jovens ou experientes, se comprometeram com a ideia de trabalho do técnico português, que sempre diz: todos somos um.

Muitos colocam Abel Ferreira na mesma prateleira de Felipão, um dos maiores treinadores da história do Palmeiras. Uma grande curiosidade é que Felipão foi treinador de Abel Ferreira. Inclusive, foi quem convocou o atual técnico palmeirense para jogar pela Seleção de Portugal.

 

Vítor Pereira

Além de Abel Ferreira, há outro treinador português que faz parte do grupo de técnicos estrangeiros do Brasileirão: Vítor Pereira. Na última temporada, ele treinou o Corinthians e foi vice-campeão da Copa do Brasil, perdendo o título para o Flamengo.

Após uma série de controvérsias envolvendo sua saída do Corinthians, Vítor Pereira assinou contrato com o Flamengo e agora é o treinador do Rubronegro em 2023. Na última temporada, o clube carioca foi campeão da Libertadores e da Copa do Brasil.

Vítor Pereira começou sua carreira comandando clubes de menor expressão em Portugal, até assumir o comando técnico do Porto em 2011. Ele foi contratado pelo clube após a saída de André Villas Boas para o Chelsea. Com poucos meses de trabalho, Vítor Pereira foi campeão da Supertaça Cândido de Oliveira.

Em abril de 2012, Vítor Pereira deu mais um passo importante em sua carreira: foi campeão do Campeonato Português. Esse foi o 1º título nacional conquistado pelo técnico português. Em agosto do mesmo ano, o português conquistou mais um título e foi campeão da Supertaça Cândido de Oliveira, novamente. Na temporada seguinte, foi bicampeão do Campeonato Português.

Após uma passagem vitoriosa pelo futebol português, Vítor Pereira foi treinador de clubes de diferentes países, como o Al-Ahli (Arábia Saudita), Olympiacos (Grécia), Fenerbahçe (Turquia), TSV 1860 München (Alemanha) e Shanghai Port (China). Nessas passagens, o português conquistou 02 títulos pelo Olympiacos e outros 02 títulos pelo Shanghai Port.

 

Juan Pablo Vojvoda

Entre todos os técnicos estrangeiros no Brasil, podemos dizer que um dos que mais se destaca é Juan Pablo Vojvoda. O argentino fez e continua a fazer história no comando técnico do Fortaleza. Ele foi o responsável por levar o clube à sua 1ª Copa Libertadores.

Contratado em maio de 2021, Juan Pablo Vojvoda é considerado por muitos como o maior técnico da história do Fortaleza. Pelo Leão do Pici, o técnico foi campeão da Copa do Nordeste e do Campeonato Cearense (x2). Além disso, ele se destaca por uma campanha de G-4 do Campeonato Brasileiro e por ter levado o Fortaleza a duas Libertadores seguidas.

Ao lado de Abel Ferreira, Juan Pablo Vojvoda é um dos técnicos estrangeiros do Brasileirão com mais tempo de trabalho. Na última temporada, o Fortaleza terminou o 1º turno do Brasileirão na lanterna do campeonato. Confiando no trabalho do argentino, a diretoria do clube decidiu mantê-lo. O resultado: Fortaleza terminou o Brasileirão 2022 na 8ª colocação.

 

Eduardo Coudet

Como dissemos anteriormente, a contratação de treinadores estrangeiros tem se tornado uma tendência no Brasil. Nos últimos anos, um dos treinadores que mais se destacou no Internacional foi Eduardo Coudet. Apesar de não ter conquistado nenhum título pelo Colorado, o técnico argentino fez trabalho notável e assinou com o Celta de Vigo, da Espanha, na temporada seguinte.

Em novembro de 2022, Eduardo Coudet foi demitido do clube espanhol e ficou livre no mercado por pouco tempo, até o Atlético-MG contratá-lo. Na última temporada, o Galo foi comandado por Cuca, que ajudou o clube a ser campeão da Supercopa do Brasil 2021 e do Campeonato Mineiro.

 

Paulo Pezzolano

A tendência de contratar técnicos estrangeiros atinge todos os clubes do futebol brasileiro, independente da divisão. No caso, até mesmo times da Série B do Brasileirão contratam treinadores de outros países. Esse é o caso do Cruzeiro, atual campeão da Série B.

Após ser rebaixado para a 2ª divisão do Brasileirão em 2019, o Cruzeiro não conseguiu se estabelecer entre os melhores times da Série B. Isso só veio a mudar na última temporada, quando o clube decidiu contratar o treinador uruguaio Paulo Pezzolano.

O técnico estrangeiro não só ajudou o Cruzeiro a subir para a Série A novamente, como também foi campeão da Série B do Campeonato Brasileiro com algumas rodadas de antecedência.

 

Luis Castro

Luís Castro é mais um português que compõe o grupo de técnicos estrangeiros do Campeonato Brasileiro. Contratado pelo Botafogo em março de 2022, o treinador foi um dos vários reforços prometidos por John Textor, o bilionário que comprou o Botafogo. Ele também é um dos sócios do Crystal Palace, um dos times que disputam a Premier League.

Assim como muitos técnicos, Luís Castro jogou futebol profissionalmente antes de começar sua carreira como treinador. O português começou treinando clubes de menor expressão de seu país, até o grande desafio de ser o técnico de um dos maiores times do país: o Porto. No caso, Luís Castro assumiu o comando técnico do Porto B, pelo qual foi campeão da Segunda Liga (2ª divisão portuguesa).

Desde sua passagem pelo Porto, Luís Castro treinou clubes de diferentes países, como o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e o Al-Duhail, do Catar. Na temporada 2019/20, o portuiguês foi campeão ucraniano. Já na última temporada, ele conquistou o título da Copa do Emir do Catar. Sob o comando de Luís Castro, o Al-Duhail foi campeão ao golear o Al-Gharafa por 5 x 1.

 

Pedro Caixinha

No final da última temporada, um dos treinadores mais longevos do futebol brasileiro foi demitido. Após dois anos de trabalho, Maurício Barbieri deixou o comando técnico do RB Bragantino. Para essa temporada, o Massa Bruta anunciou a contratação de um técnico estrangeiro: o português Pedro Caixinha.

Com apenas 28 anos, Pedro Caixinha deixou de ser jogador profissional e começou a sua carreira como treinador. Um dos primeiros clubes que treinou foi o Vasco da Gama, mas não o do Brasil, e sim o de Portugal. Desde então, o português treinou times de vários países do mundo, como Rangers (Escócia), Al-Gharafa (Catar), Cruz Azul (México), Talleres (Argentina), entre outros.

Os seus trabalhos mais marcantes aconteceram no futebo mexicano. Pedro Caixinha treinou dois clubes no país: Santos Laguna e Cruz Azul. Nos clubes, o português conquistou cinco títulos, como o da Copa MX, Liga MX e Supercopa do México.

 

Antonio Oliveira

A maioria dos técnicos estrangeiros no Brasil têm algo em comum: costumam ser de Portugal. Além de Abel Ferreira, Vítor Pereira, Luís Castro e Pedro Caixinha, há outro português na lista de treinadores estrangeiros do Brasileirão: Antônio Oliveira, técnico do Coritiba.

Com apenas 23 anos, Antonio Oliveira começou a estudar Educação Física. Ele começou sua carreira sendo auxiliar de seu pai no Tractor Club, um dos maiores clubes de futebol do Irã. Juntos, eles conquistaram o título da Taça Iraniana, em 2014.

Recentemente, o português teve passagens por Santos, onde foi auxiliar de Jesualdo Ferreira, e Athletico. Na última temporada, após comandar o time B do Benfica em menos de 20 jogos, Antônio Oliveira retornou ao Brasil para ser treinador do Cuiabá no Brasileirão.

 

Renato Paiva

Como você pode ter percebido, a maioria dos técnicos estrangeiros do Campeonato Brasileiro 2023 são portugueses. Renato Paiva é mais um deles. Contratado pelo Bahia no final da última temporada, o técnico será o comandante do Tricolor no Brasileirão 2023.

Renato Paiva começou sua carreira nas categorias de base do Benfica, onde trabalhou por 15 anos. Em 2019, o português assumiu o comando técnico do Benfica B, antes de vir para a América do Sul assinar contrato com o Independiente del Valle, do Equador. Entre maio e novembro do ano passado, Renato Paiva foi treinador do León, do México.

Em sua 1ª experiência internacional comandando o Independiente del Valle, Renato Paiva também obteve sua 1ª conquista. O português foi campeão do Campeonato Equatoriano em 2021. Esse foi o 1º título de elite do clube equatoriano.

 

Aposte nos técnicos estrangeiros do Brasileirão 2023 com a Apostaquente!

Agora que você sabe quais são os técnicos estrangeiros do Brasileirão, por que não apostar nos times comandados por eles com a Apostaquente?

Em seu site de apostas, a Apostaquente te dá acesso a vários campeonatos do futebol brasileiro para apostar e se divertir. Lá, você consegue apostar em diferentes torneios estaduais e no Brasileirão, contando sempre com uma variedade de mercados e as melhores odds.

E aí, está esperando o que para apostar nos times do Brasileirão comandados por técnicos estrangeiros com a Apostaquente?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima