O que é o All-Star Game da NBA?

O NBA All-Star Game 2023 acontecerá em 19 de fevereiro e contará com a presença de muitas estrelas. Saiba tudo sobre o All-Star Game da NBA.

Todos os esportes têm atletas que se destacam dos demais. Inclusive, alguns deles são referências mundiais para muitas pessoas. No basquete, principalmente o da NBA, os atletas de destaque costumam ser reunidos no início de cada temporada para disputarem um grande jogo festivo, o chamado All-Star Game da NBA.

Você sabe o que é o All-Star Game da NBA? Sabe como esse evento do basquete norte-americano funciona? Confira mais a seguir:

 

All-Star Game NBA: o que é?

O All-Star Game da NBA é uma partida de exibição da liga de basquete norte-americana que acontece anualmente, no mês de fevereiro. Essa partida é o evento principal do chamado NBA All-Star Weekend, que nada mais é do que um evento de três dias (sexta-feira a domingo).

No All-Star Weekend da NBA, não há apenas a disputa do All-Star Game. Outros jogos envolvendo celebridades e calouros de universidades também acontecem durante o fim de semana das estrelas da NBA. No caso, o All-Star Game sempre é o último evento do All-Star Weekend.

Os 24 melhores jogadores da liga de basquete norte-americana são selecionados para participar do NBA All-Star Game. A escalação de cada uma das equipes do evento é definida por meio de torcedores (50%), jogadores (25%) e votação da mídia (25%). Já os treinadores das equipes são responsáveis por escolher os jogadores reservas, que devem ser 07 atletas de suas respectivas conferências.

Desde 2018, os jogadores que mais recebem votos em cada conferência são designados como capitães das equipes. Eles podem escolher os integrantes de seus times por meio do pool de reservas do All-Star Game, independentemente da conferência que jogadores façam parte.

Neste novo formato do All-Star Game da NBA, Stephen Curry e LeBron James foram os primeiros jogadores a selecionar os times. Em 25 de janeiro de 2018, esses dois atletas escolheram suas equipes em um draft não televisionado para o grande público. No ano seguinte, Giannis e James Antetokounmpo selecionaram seus times ao vivo na TV, para interesse dos fãs do basquete norte-americano.

 

Qual é a história do All-Star Game da NBA?

Reunir os melhores atletas de um esporte em um mesmo jogo é o sonho de muitas pessoas. No futebol, por exemplo, os amantes do esporte vão à loucura toda vez que Cristiano Ronaldo e Lionel Messi estão se enfrentando em uma mesma partida. No basquete, o cenário é o mesmo para as grandes estrelas.

A ideia de realizar uma partida de estrelas da NBA surgiu durante uma reunião entre Maurice Podoloff, presidente da NBA, Haskell Cohen, diretor de publicidade da NBA, e Walter A. Brown, o dono do Boston Celtics, um dos maiores campeões da NBA ao lado do Los Angeles Lakers (ambos com 17 títulos).

Na época, a reputação do basquete mundial estava abalada. Tudo isso devido a um escândalo que aconteceu no basquete universitário dos Estados Unidos. Com o intuito de recuperar a atenção e interesse do público para os jogos da liga, Haskell Cohen sugeriu criar uma partida de exibição com os melhores jogadores da liga, semelhante ao All-Star Game da MLB, a liga de beisebol norte-americana.

Com isso, o 1º All-Star Game da NBA aconteceu no Boston Garden em março de 1951. Os selecionados para representar a Conferência Leste venceram os representantes da Conferência Oeste por 111 a 94.

A ideia de atrair os amantes do basquete para a NBA foi um sucesso. Não é à toa que hoje a liga é o maior torneio de basquete do mundo. Com o All-Star Game, a liga consegue atrair os holofotes de todos os cantos do planeta, fazendo com que cada vez mais pessoas se apaixonem pelo esporte.

Com o passar dos anos, o All-Star Game foi se tornando um evento cada vez maior. Em 2010, o evento estabeleceu o recorde de público para uma partida de basquete. Ao todo, 108.713 pessoas estiveram presentes no Cowboys Stadium, no Texas, para acompanhar o NBA All-Star Game daquele ano.

 

Quem foi o 1º MVP do All-Star Game da NBA?

Em todos os campeonatos, é comum ver atletas se destacando não só coletivamente, mas também individualmente. Na maioria dos torneios esportivos, os atletas que mais se destacam acabam recebendo prêmios individuais. Nos esportes americanos, como futebol americano e basquete, o melhor jogador recebe o prêmio de MVP.

No caso, o melhor jogador da liga de basquete norte-americana recebe o prêmio de MVP da NBA ao final da temporada. No All-Star Game da NBA, existe o prêmio dado ao melhor jogador do evento: o MVP do All-Star Game. Na 1ª edição do evento em 1951, quem recebeu o prêmio de melhor jogador foi Ed Macauley, do Boston Celtics.

NBA All-Star Weekend 2023

Como dissemos anteriormente, o All-Star Game é apenas um dos eventos que acontecem no All-Star Weekend da NBA. Esse ano, o evento acontecerá entre 17 e 19 fevereiro e contará com a disputa de 06 jogos diferentes. Além dos jogos das estrelas da NBA, o All-Star Weekend 2023 também contará com partidas envolvendo celebridades e estudantes.

Confira qual é a programação do NBA All-Star Weekend 2023:

  • 17/02: Ruffles NBA All-Star Celebrity Game (jogo das celebridades);
  • 17/02: NBA Rising Stars (jogo de estudantes do 1º e 2º ano);
  • 18/02: NBA x HBCU Classic Presented by AT&T (jogo entre as universidades Grambling State University e Southern University);
  • 18/02: State Farm All-Star Saturday Night (jogo de habilidades envolvendo estrelas da NBA);
  • 19/02: NBA G League Next Up Game (jogo dos atletas da NBA G League, a liga de desenvolvimento da NBA);
  • 19/02: 72nd NBA All-Star Game (jogo das estrelas da NBA, o 72º All-Star Game da história da NBA).

 

Quem vai jogar no All-Star Game da NBA em 2023?

A NBA está repleta de jogadores de alto nível. Nos últimos anos, alguns atletas têm quebrado recordes que pareciam ser impossíveis de quebrar. Esse é o caso de LeBron James, que está a poucos pontos de quebrar o recorde de Kareem Abdul Jabbar, o maior cestinha da NBA.

Os capitães do All-Star Game da NBA 2023 serão LeBron James e Giannis Antetokounmpo. LeBron James será o capitão dos selecionados da Conferência Oeste, enquanto Giannis Antetokounmpo será o capitão dos escolhidos para representar a Conferência Leste.

Essa será a 19ª vez que LeBron James fará parte do All-Star Game da NBA. Ele foi o jogador que recebeu mais votos para ser o capitão do time da Conferência Oeste. Segundo divulgou a NBA, LeBron James recebeu mais de 7,4 milhões de votos para ser o capitão da Conferência Oeste.

Caso entre em quadra e participe do NBA All-Star Game de 2023, LeBron James quebrará outro recorde de Kareem Abdul Jabbar. O ex-astro da NBA foi selecionado para 19 jogos das estrelas, mas não apareceu no de 1973. Com isso, LeBron James pode entrar para a história e se tornar o jogador com mais participações no All-Star Game da NBA.

Confira quais foram os escolhidos da Conferência Oeste para jogar o NBA All-Star Game 2023:

  • LeBron James (Los Angeles Lakers);
  • Stephen Curry (Golden State Warriors);
  • Nikola Jokic (Denver Nuggets);
  • Luka Doncic (Dallas Mavericks);
  • Zion Williamson (New Orleans Pelicans) – teve menos votos que Anthony Davis, que se lesionou em dezembro de 2022.

Confira quais foram os escolhidos da Conferência Leste para jogar o NBA All-Star Game 2023:

  • Giannis Antetokounmpo (Milwaukee Bucks);
  • Jayson Tatum (Boston Celtics);
  • Kevin Durant (Brooklyn Nets);
  • Kyrie Irving (Brooklyn Nets);
  • Donovan Mitchell (Cleveland Cavaliers).

Pela 6ª vez na história, o All-Star Game usará o formato em que os capitães escolhem as equipes. O astro LeBron James foi capitão de um dos times do evento em todas as vezes que participou. Ele está invicto no All-Star Game da NBA com 05 vitórias em 05 participações. Giannis Antetokounmpo também foi capitão, em 2019 e 2020.

 

Como funciona a escolha dos times?

No All-Star Game da NBA, cada capitão tem direito a escolher quais serão seus companheiros de equipe no grande jogo das estrelas do basquete. Como explicamos anteriormente, os times do evento são definidos por meio de um draft, que não costumava ser televisionado.

Esse ano, LeBron James e Giannis Antetokounmpo escolherão seus times pouco tempo antes do NBA All-Star Game 2023. O draft do All-Star Game será transmitido pela TNT. Os 05 titulares de cada time foram escolhidos por meio da votação envolvendo torcedores, jogadores da NBA e profissionais da mídia.

No caso, a votação determinava quais seriam os 03 frontcourt players (jogadores de ataque) e os 02 guard players (armadores). Segundo divulgou a NBA em suas redes sociais, os 05 jogadores que mais receberam votos por conferência foram:

Conferência Oeste:

  • 1º – LeBron James (frontcourt): 7.418.116 votos;
  • 2º – Nikola Jokic (frontcourt): 5.418.036 votos;
  • 3º – Anthony Davis (frontcourt): 4.307.925 votos;
  • 4º – Stephen Curry (guard): 5.826.248 votos;
  • 5º – Luka Doncic (guard): 5.566.875 votos.

Conferência Leste:

  • 1º – Giannis Antetokounmpo (frontcourt): 6.761.032 votos;
  • 2º – Kevin Durant (frontcourt): 6.525.199 votos;
  • 3º – Jayson Tatum (frontcourt): 5.221.720 votos;
  • 4º – Kyrie Irving (guard): 4.467.232 votos;
  • 5º – Donovan Mitchell (guard): 4.440.133 votos.

Os reservas do All-Star Game da NBA 2023 serão escolhidos pelos técnicos dos times da liga. O anúncio dos jogadores escolhidos será feito em 02 de fevereiro.

 

Onde será o All-Star Weekend de 2023?

Como dissemos anteriormente, o All-Star Game é apenas um dos eventos do chamado All-Star Weekend da NBA, o fim de semana das estrelas do basquete norte-americano. Em 2023, o evento acontecerá entre 17 e 19 de fevereiro. A sede do All-Star Weekend 2023 será em Salt Lake City, a casa do Utah Jazz, um dos times da NBA.

 

Faça apostas no melhor basquete do mundo com a Apostaquente!

Agora que você sabe tudo sobre o All-Star Game da NBA, por que não apostar no melhor basquete do mundo com a Apostaquente?

Em seu site de apostas, a Apostaquente conta todos os jogos da NBA 2023 para você fazer seus palpites e se divertir. Além de apostar nas partidas da liga, você também pode fazer apostas especiais, como as de LeBron James. No caso, pode palpitar em como o astro da NBA irá quebrar o recorde de pontos da liga, contando com as melhores odds do mercado.

E aí, está esperando o que para começar a apostar online no melhor basquete do planeta com a Apostaquente?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima