Supercopa do Brasil Feminina 2023: saiba tudo sobre o torneio!

A Supercopa do Brasil Feminina não funciona da mesma forma que a competição masculina. Saiba tudo sobre a Supercopa do Brasil Feminina 2023.

O futebol feminino tem ganhado proporções cada vez maiores, tanto no Brasil quanto no resto do mundo. O que antes era um esporte praticado apenas por homens, que até hoje dominam o cenário esportivo, agora é uma modalidade praticada por mulheres em todos os cantos do planeta.

Com o passar dos anos, várias competições que eram apenas disputadas por homens passaram a ser disputadas por mulheres. Esse é o caso dos principais torneios de futebol do mundo, como Copa do Mundo, Brasileirão, Champions League, entre outros. No Brasil, uma nova competição foi criada há alguns anos: a Supercopa do Brasil de Futebol Feminino, a Supercopa Feminina.

O que você sabe sobre a Supercopa do Brasil Feminina? Confira tudo sobre a Supercopa do Brasil Feminina de 2023 a seguir:

 

Supercopa do Brasil x Supercopa do Brasil Feminina

Antes de falar sobre a Supercopa Feminina 2023, é importante entender que essa competição não funciona nos mesmos moldes do torneio masculino. Há alguns anos, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) retomou a disputa da Supercopa do Brasil, que coloca frente a frente o campeão do Brasileirão e o campeão da Copa do Brasil.

Esse ano, a Supercopa do Brasil 2023 foi disputada entre Palmeiras, o campeão do Brasileirão 2022, e Flamengo, o campeão da Copa do Brasil 2022. Na ocasião, o Verdão levou a melhor e venceu o jogo por 4 x 3. Esse foi o 7º título de Abel Ferreira desde que assumiu o Palmeiras em outubro de 2020. Além disso, foi a 1ª vez que o Palmeiras foi campeão da Supercopa do Brasil.

No futebol feminino, a Supercopa do Brasil não funciona da mesma forma. Isso porque não existe mais a Copa do Brasil Feminina, competição realizada entre os anos de 2007 e 2016. Logo, seria impossível colocar frente a frente os campeões do Brasileirão Feminino e da Copa do Brasil Feminina.

Então, como é o formato de disputa da Supercopa do Brasil Feminina? Entenda a seguir!

 

Como funciona a Supercopa do Brasil Feminina 2023?

Como dissemos anteriormente, o futebol feminino tem ganhado proporções cada vez maiores, tanto no Brasil quanto no resto do mundo. Na última temporada, a CBF decidiu criar a Supercopa do Brasil de Futebol Feminino, com o objetivo de valorizar ainda mais o calendário do futebol feminino no Brasil.

O 1º campeão da Supercopa do Brasil de Futebol Feminino foi o Corinthians. No cenário brasileiro e até mesmo sul-americano, o Timão se destaca por ser o clube com mais títulos importantes conquistados. Além de ser o atual campeão da Supercopa Feminina, o Corinthians é o atual campeão do Brasileirão e soma 03 títulos de Libertadores em sua história.

Diferente da Supercopa do Brasil, onde apenas dois times se enfrentam em um jogo único, a Supercopa Feminina é disputada por 08 times diferentes. A competição tem um formato de disputa eliminatória (mata-mata), muito parecido com o da Supercopa da Espanha Feminina.

Segundo o regulamento da CBF, os 08 clubes participantes devem ser os melhores colocados do Brasileirão Feminino, limitados a 1 clube por Estado. Além disso, os 04 melhores colocados da 2ª divisão do Brasileirão Feminino também são hábeis a participar. No caso, esses clubes devem fazer parte do bloco composto pelos 12 melhores colocados do Campeonato Brasileiro Feminino.

Após definidos quais serão os participantes da Supercopa Feminina, 04 grupos com 02 times cada são definidos por meio de sorteio. No caso, esses grupos nada mais são do que chaveamentos de um torneio mata-mata, onde o vencedor avança para a próxima fase para enfrentar outro dos vencedores. Todos os confrontos da Supercopa Feminina serão em jogo único.

Em seu regulamento, a Supercopa do Brasil Feminina 2023 informa que serão realizadas 03 fases:

  • 1ª fase: 08 clubes divididos em 04 grupos (quartas de final);
  • 2ª fase: 04 clubes divididos em 02 grupos (semifinal);
  • 3ª fase: 02 clubes em um grupo (final).

A CBF definiu que os confrontos de cada uma das fases da Supercopa do Brasil Feminina 2023 serão denominados grupos. No caso, os grupos A, B, C e D nada mais são do que os confrontos da 1ª fase da competição. Já os grupos E e F são os confrontos da semifinal do torneio. Por fim, o Grupo G é a grande final da Supercopa do Brasil Feminina 2023.

O formato de disputa da Supercopa Feminina, conforme descrito no regulamento da competição, se dá por:

  • 1ª fase: Grupo A (1º clube sorteado x 8º clube sorteado), Grupo B (2º clube sorteado x 7º clube sorteado), Grupo C (3º clube sorteado x 6º clube sorteado) e Grupo D (4º clube sorteado e 5º clube sorteado);
  • 2ª fase: Grupo E (1º do Grupo A x 1º do Grupo B) e Grupo F (1º do Grupo C x 1º do Grupo D);
  • 3ª fase: Grupo G (Vencedor do Grupo E x Vencedor do Grupo F).

 

Quais serão os participantes da Supercopa Feminina 2023?

Na última temporada, o Corinthians foi campeão do Brasileirão Feminino. Esse foi o 3º título consecutivo do Timão, que é o maior campeão do Brasileirão com 04 títulos. Com a conquista do campeonato, o Corinthians garantiu vaga na disputa da Supercopa do Brasil Feminina 2023.

Confira quais são os times participantes da Supercopa Feminina 2023:

  • Corinthians (campeão do Brasileirão Feminino 2022);
  • Internacional (3º colocado da 1ª fase do Brasileirão Feminino 2022);
  • Real Brasília (5º colocado da 1ª fase do Brasileirão Feminino 2022);
  • Flamengo (6º colocado da 1ª fase do Brasileirão Feminino 2022);
  • Avaí/Kindermann (10º colocado da 1ª fase do Brasileirão Feminino 2022);
  • Atlético-MG (11º colocado da 1ª fase do Brasileirão Feminino 2022);
  • Ceará (campeão da 2ª divisão do Brasileirão Feminino 2022);
  • Athletico (vice-campeão da 2ª divisão do Brasileirão Feminino 2022).

 

Quais serão os jogos da Supercopa do Brasil Feminina 2023?

Conforme explicamos anteriormente, a Supercopa do Brasil Feminina será disputada por 08 times divididos em 04 grupos. Segundo o regulamento da competição, os jogos devem ser definidos por meio de sorteio. No caso, o 1º time sorteado enfrenta o 8º, enquanto o 2º time sorteado enfrenta o 7º e por assim em diante.

Confira quais serão os jogos da Supercopa do Brasil Feminina 2023:

  • Grupo A: Internacional x Athletico (04/02/2023);
  • Grupo B: Corinthians x Atlético-MG (05/02/2023);
  • Grupo C: Real Brasília x Avaí/Kindermann (04/02/2023);
  • Grupo D: Flamengo x Ceará (05/02/2023).

 

Qual a premiação da Supercopa Feminina de futebol?

Como dissemos anteriormente, Palmeiras e Flamengo se enfrentaram na Supercopa do Brasil de 2023 (masculino). O Verdão conquistou o título após vencer o jogo por 4 x 3. Com a conquista, o Palmeiras recebeu R$ 10 milhões . Já o vice-campeão Flamengo levou R$ 5 milhões para casa.

Você sabe qual a premiação da Supercopa Feminina de futebol? Diferente do que acontece no futebol masculino, a Supercopa do Brasil Feminina não tem um prêmio tão grande como esse. No caso, a premiação da Supercopa Feminina não é em dinheiro. Segundo o regulamento da competição, o campeão da Supercopa Feminina 2023 receberá o troféu de campeão junto de 50 medalhas de ouro.

 

Aposte em campeonatos de futebol feminino com a Apostaquente!

Agora que você sabe tudo sobre a Supercopa do Brasil Feminina 2023, por que não começar a apostar em campeonatos femininos com a Apostaquente?

Em seu site de apostas, a Apostaquente disponibiliza uma série de torneios femininos para você se divertir com seus palpites esportivos. Lá, você consegue apostar nos melhores campeonatos femininos de futebol, basquete, vôlei e outras modalidades, contando sempre com as melhores odds do mercado.

E aí, está esperando o que para começar a apostar em competições femininas com a Apostaquente?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima