Quais foram as últimas finais do Paulistão?

Nos últimos anos, apenas os grandes times do Estado têm disputado a final do Paulistão. Confira quais foram as últimas finais do Paulistão.

O Campeonato Paulista é disputado anualmente por times de várias cidades de São Paulo. Além dos quatro grandes (Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo), diferentes equipes chegaram às finais do torneio. Inclusive, algumas conquistaram o título da competição. Nas últimas finais do Paulistão, apenas os grandes times do Estado se fizeram presentes.

Para muitos, o Paulistão se destaca entre os campeonatos estaduais do futebol brasileiro pela dificuldade. De fato, alguns dos maiores clubes do Brasil disputam anualmente. Além dos quatro grandes, podemos destacar times como Guarani (campeão do Brasileirão Série A em 1978), Red Bull Bragantino (campeão da Série B em 1989 e 2019), entre outros.

Você sabe quais foram as últimas finais do Paulistão? Confira a seguir:

 

Paulistão 2022 – Palmeiras x São Paulo

Em seus mais de 100 anos de história, o Campeonato Paulista protagonizou grandes jogos entre várias equipes do futebol de São Paulo. Entre as últimas finais do Paulistão, a que mais se destaca é a de 2022. De fato, podemos dizer que a final do Campeonato Paulista de 2022 foi uma das mais históricas.

A final do Paulistão 2022 foi disputada entre Palmeiras e São Paulo. O Verdão entrou em campo com o status de atual campeão da Libertadores e da Recopa Sul-Americana. Ambos os times protagonizaram a decisão da última edição do torneio (2021), em que o Tricolor saiu vitorioso e encerrou um jejum de 09 anos sem títulos.

O 1º jogo terminou com vitória do São Paulo de 3 a 1. Com esse resultado, muitos davam o título tricolor como certo. Porém, o que aconteceu no 2º jogo da decisão entrou para a história e fez com que essa fosse a melhor entre as últimas finais do Paulistão.

Mesmo com uma desvantagem de dois gols, o Palmeiras entrou em campo focado em busca de reverter o prejuízo. Em menos de 30 minutos do 1º tempo, o Verdão conseguiu igualar o placar agregado com gols de Danilo e Zé Rafael. A partida foi para o intervalo com um 2 a 0 no placar e um 3 a 3 no agregado.

No segundo tempo, o Palmeiras aumentou a vantagem aos 47 minutos, com um gol de Raphael Veiga. O 3 a 0 já era o suficiente para garantir o título do Paulistão 2022. Porém, o Palmeiras de Abel Ferreira queria mais. Aos 81 minutos, Raphael Veiga marcou o seu 2º gol no jogo e a partida terminou com uma goleada de 4 a 0 para o Verdão.

Esse foi o 24º título do Palmeiras, que é o 2º maior campeão do Campeonato Paulista. Em 2022, o Verdão também conquistou o título do Brasileirão (é o maior campeão) e da Recopa Sul-Americana.

 

Paulistão 2021 – São Paulo x Palmeiras

O Campeonato Paulista de 2021 está para sempre marcado na história dos torcedores do São Paulo. O motivo? O fim de um jejum de 09 anos sem ganhar títulos. Antes de ser campeão do Paulistão 2021, o São Paulo havia conquistado o seu último título em 2012, quando foi campeão da Copa Sul-Americana.

Entre as últimas finais do Paulistão, a de 2021 é uma das que mais se destaca justamente pelo fato do São Paulo ter encerrado o seu jejum de títulos. Como dissemos anteriormente, o Tricolor enfrentou o rival Palmeiras na decisão do campeonato e levou a melhor.

No jogo de ida da final do Paulistão 2021, Palmeiras e São Paulo empataram em 0 a 0, no Allianz Parque. A partida foi realizada a portões fechados, por conta da pandemia de Covid-19. No jogo de volta, as equipes se enfrentaram no Morumbi com o mesmo cenário, ou seja, sem a presença de torcedores.

A final do Paulistão 2021 começou bem equilibrada. Porém, o São Paulo abriu o placar com Luan aos 36 minutos do 1º tempo. Após uma série de defesas do goleiro palmeirense Weverton, o volante são-paulino abriu o placar. No segundo tempo, Luciano marcou o 2º gol do Tricolor e garantiu o título do Campeonato Paulista de 2021.

 

Paulistão 2020 – Palmeiras x Corinthians

Além de ter sido finalista do Paulistão em 2021 e 2022, o Palmeiras também foi finalista do torneio de futebol em 2020. Após ter sido derrotado para o maior rival Corinthians na decisão em 2018, o Palmeiras teve a chance de “dar o troco” na final em 2020.

O Corinthians entrou em campo com o status de atual tricampeão paulista, já que conquistou o título do torneio em 2017, 2018 e 2019. Já o Palmeiras buscava encerrar uma seca de 12 anos sem ser campeão paulista. O último título de Paulistão do Verdão havia sido conquistado em 2008.

O jogo de ida da decisão aconteceu na Neo Química Arena. Após uma grande partida de Weverton, goleiro palmeirense que defendeu o Brasil na Copa do Mundo de 2022, Palmeiras e Corinthians empataram em 0 a 0. Com isso, o jogo de volta seria decisivo.

O 2º jogo da final do Paulistão 2020 foi realizado no Allianz Parque. Dois anos antes dessa partida acontecer, o Palmeiras foi derrotado para o rival Corinthians nos pênaltis, em pleno Allianz Parque. Com isso, essa partida era ainda mais importante para os torcedores, que buscavam o título e uma espécie de “vingança”.

Após um 1º tempo equilibrado, Palmeiras e Corinthians foram para o intervalo com um 0 a 0 no placar. Na 2ª etapa de jogo, Luiz Adriano precisou de apenas 03 minutos para abrir o placar. Após um cruzamento de Viña, o atacante palmeirense marcou o gol que viria a ser o do título. Isso era o que todos os palmeirenses esperavam.

Um dos melhores jogadores do Palmeiras, que também é um dos melhores do continente, foi quem protagonizou o lance mais emblemático das finais do Paulistão de 2020. Gustavo Gomez, que se destacou durante os 90 minutos, cometeu um pênalti aos 90+5 minutos, após derrubar o atacante Jô.

Com esse pênalti, batido e convertido pelo próprio Jô, o Corinthians igualou o placar e o título teve de ser decidido nos pênaltis. Nas penalidades, Weverton brilhou novamente e defendeu duas cobranças (Michel Macedo e Cantillo). Já Cássio defendeu apenas uma, a de Bruno Henrique (ex-Corinthians).

Essa foi uma das decisões mais emocionantes entre as últimas finais do Campeonato Paulista, muito pelo o que aconteceu na disputa por pênaltis. Com uma vantagem de cobranças, o Palmeiras precisava converter o último pênalti para ser o campeão do Paulistão 2020.

Patrick de Paula, campeão da Taça das Favelas e recém-subido da base do Verdão, foi quem converteu o 5º e último título, garantindo assim o título do Campeonato Paulista de 2020 para o Palmeiras.

 

Paulistão 2019 – Corinthians x São Paulo

Em 2019, Corinthians e São Paulo se enfrentaram na final do Campeonato Paulista. Os times voltaram a se enfrentar na final do estadual após 14 anos. O último duelo entre Corinthians e São Paulo em finais de Paulistão havia sido o de 2005, ano em que o Tricolor conquistou o título.

Essa final se destaca entre as últimas finais do Campeonato Paulista pelo que aconteceu nas semifinais. Tanto Corinthians quanto São Paulo eliminaram grandes rivais na semifinal. O Timão eliminou o Santos, enquanto o Tricolor eliminou o Palmeiras. Ambas as semifinais foram decididas nos pênaltis.

O jogo de ida da final do Paulistão 2019 foi realizado no Morumbi, a casa do São Paulo. O Corinthians entrou em campo com o status de atual bicampeão paulista, enquanto o São Paulo entrou pressionado, já que estava há 07 anos sem vencer um título e há 14 sem ser campeão paulista.

Corinthians e São Paulo empataram em 0 a 0 no 1º jogo da final do Campeonato Paulista de 2019. Isso fez com que o 2º jogo fosse ainda mais decisivo. Realizado na Neo Química Arena, que teve o seu recorde de público até então com mais de 46 mil torcedores, o jogo de volta da final do Paulistão 2019 foi completamente diferente do jogo de ida.

Diferente do que aconteceu no 1º jogo da final, essa partida não permaneceu no 0 a 0. Aos 31 minutos do 1º tempo, após um cruzamento de escanteio de Sornoza, Danilo Avelar aproveitou a cabeçada de um companheiro e abriu o placar para o Corinthians. Poucos minutos antes do término da 1ª etapa, o jovem Antony, que na época tinha apenas 19 anos, empatou para o São Paulo aos 45+2 minutos.

Com um 1 a 1 no placar, Corinthians e São Paulo precisavam balançar as redes para evitar uma possível disputa por pênaltis. O 2º tempo parecia que estava para terminar empatado. Porém, faltando poucos minutos para o término da partida, Sornoza deu um belo lançamento para Vagner Love, que recebeu a bola nas costas da defesa do São Paulo e marcou o gol do título corinthiano.

Esse foi o 1º e único gol de Vagner Love no Campeonato Paulista de 2019. Com esse título, o Corinthians chegou a marca de 30 títulos e é disparado o maior campeão do Paulistão. O maior rival Palmeiras ocupa o posto de 2º maior vencedor com 24 títulos (é o atual campeão).

 

Qual será a final do Paulistão 2023? Aposte no estadual com a Apostaquente!

Agora que você sabe quais foram as últimas finais do Paulistão, por que não apostar nos times que serão finalistas do Paulistão em 2023 com a Apostaquente?

Em seu site de apostas, a Apostaquente conta com uma série de campeonatos estaduais, nacionais e internacionais para você apostar em futebol e se divertir. Lá, você consegue colocar seus palpites em todos os jogos do Paulistão 2023, contando sempre com as melhores odds do mercado.

E aí, quais serão os finalistas do Paulistão em 2023? Faça seus palpites no Campeonato Paulista com a Apostaquente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima