Jiu-Jitsu brasileiro: Como influenciou o UFC?

Jiu Jitsu brasileiro

Você já se perguntou qual é a origem do jiu-jitsu brasileiro? Ele e o UFC tem muito em comum graças à família Gracie.

O Jiu-Jitsu Brasileiro tem suas raízes no Japão. A arte marcial foi desenvolvida a partir de técnicas de luta e grappling (agarrar e imobilizar o oponente), que foram trazidas ao Brasil pelo mestre Mitsuyo Maeda.

Maeda chegou ao Brasil, onde se estabeleceu e começou a ensinar suas técnicas para um grupo de pessoas, incluindo Carlos Gracie.

A família Gracie

Quem é o fundador do Jiu-jitsu brasileiro? Impossível não associar a luta marcial aos irmãos Gracie!

Em primeiro lugar, Carlos Gracie, juntamente com seus irmãos, aprendeu e aprimorou as técnicas de Maeda. A família Gracie adaptou o Jiu-Jitsu japonês ao seu estilo, enfatizando o uso da alavanca, do controle posicional e do estrangulamento para superar adversários maiores e mais fortes. Assim sendo, a abordagem deu origem ao que conhecemos hoje como Jiu-Jitsu brasileiro.

A partir daí, os membros da família Gracie continuaram a desenvolver e difundir o esporte no Brasil e no mundo. Além disso, abriram academias, realizaram competições e desafios, e se tornaram conhecidos por suas habilidades excepcionais em lutas sem kimono e em torneios de vale-tudo.

O Jiu-Jitsu brasileiro ganhou reconhecimento internacional principalmente a partir da década de 1990, quando membros da família Gracie competiram e venceram em eventos de artes marciais mistas (MMA), como lutas UFC (Ultimate Fighting Championship).

Royce Gracie

É filho do grão-mestre Hélio Gracie, sobrinho de Carlos Gracie e irmão de outros nomes também conhecidos no mundo do Jiu-jitsu brasileiro e MMA mundial como Royler Gracie, Rickson Gracie e Rorion Gracie.

Royce Gracie ganhou fama internacional ao competir no primeiro evento do Ultimate Fighting Championship (UFC) em 1993. Nesse torneio, Gracie, um praticante de jiu-jitsu brasileiro, impressionou o mundo das artes marciais ao derrotar adversários de diversos estilos de luta, muitas vezes de maneira rápida e eficiente. Sua vitória no UFC 1, onde ele finalizou três oponentes em uma única noite, ajudou a popularizar o jiu-jitsu brasileiro e solidificar sua importância no MMA.

Ao longo de sua carreira, Royce Gracie competiu em várias edições do UFC e de outros eventos de MMA. Ele é considerado um dos pioneiros do esporte e é amplamente creditado por introduzir e popularizar o jiu-jitsu brasileiro no mundo das artes marciais mistas.

Sua abordagem estratégica e eficiente no grappling (luta agarrada) o tornou uma figura icônica no MMA e influenciou muitos lutadores subsequentes.

Lutas UFC: Assistir, vibrar e apostar no vencedor

O UFC reúne alguns dos melhores lutadores de artes marciais mistas (MMA) do mundo. Sendo assim, os fãs apreciam a técnica e a habilidade dos atletas, que empregam uma variedade de estilos de luta, como boxe, muay thai, jiu-jitsu brasileiro e muito mais. Observar como os lutadores combinam estratégia, agilidade e força pode ser bem fascinante.

Seja como for, o UFC produz eventos espetaculares e bem organizados. As lutas são realizadas em arenas ao redor do mundo, com produção de alta qualidade, comentaristas experientes e uma atmosfera pra lá de empolgante!

Pra quem gosta de assistir, vibrar e até apostar, a diversão está garantida. Nós da Apostaquente estamos com você nesta empolgação pelas lutas UFC e MMA. Bora deixar seu palpite?

Agora que já sabe quem é o fundador do jiu-jitsu brasileiro e o protagonismo da família Gracie no esporte no Brasil, fique atento a programação e calendário da lutas UFC.

Afinal, a combinação de ação, habilidade, narrativa e estratégia fazem do jiu-jitsu brasileiro um esporte apreciado por uma legião de admiradores.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima