Quantos gols Pelé tem na carreira?

No final de 2022, Pelé faleceu aos 82 anos e deixou para trás um grande legado no futebol mundial. Confira quantos gols Pelé tem na carreira.

O ano de 2022 terminou com uma notícia muito triste para todos os amantes do futebol: Pelé morreu aos 82 anos. O maior jogador da história do futebol estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, e enfrentava um câncer no cólon. O Rei do Futebol não resistiu e acabou falecendo em decorrência de falência múltipla dos órgãos.

Desde o começo de sua carreira, Edson Arantes do Nascimento mostrou que tinha tudo para ser um grande jogador de futebol. Com apenas 17 anos, ele entrou para a história ao conquistar o 1º título de Copa do Mundo com a Seleção Brasileira em 1958.

Conhecido não só por sua habilidade com a bola nos pés, mas também pela facilidade de marcar gols, é um dos pouquíssimos jogadores que ultrapassou a casa dos quatro dígitos quando o assunto são gols marcados. Por muitos anos, uma das perguntas mais feitas pelos amantes de futebol foi “quantos gols Pelé tem na carreira?”.

No caso, você sabe quantos gols Pelé fez na carreira? Confira a seguir:

 

Quantos gols Pelé fez?

Hoje em dia, não é incomum ver jogadores iniciando suas carreiras profissionais ainda bem jovens. Um dos maiores e mais recentes exemplos é o de Endrick, joia das categorias de base do Palmeiras que foi promovido ao elenco profissional assim que completou 16 anos. Inclusive, ajudou o clube a ser o campeão do Brasileirão de 2022.

Pelé é o principal exemplo de jogadores que começaram a carreira profissional com pouca idade. O Rei do Futebol fez sua estreia com 16 anos em 1956, em um amistoso entre Santos e Corinthians (Santo André). Pelé entrou em campo no 2º tempo da partida e, com menos de 20 minutos em campo, marcou o seu 1º gol como jogador de futebol profissional.

Desde esse 1º gol marcado há mais de 65 anos, Pelé nunca mais parou de balançar as redes dos times adversários, seja jogando pelo Santos ou pela Seleção Brasileira. Atuando profissionalmente entre os anos de 1956 e 1977, Pelé fez 1.283 gols na carreira.

 

Segundo a FIFA, Pelé fez “apenas” 767 gols

Um dos grandes motivos que fazem a pergunta “quantos gols Pelé tem na carreira” ser tão popular é o fato da divergência nas contagens de gols feitas pelas organizações. Segundo a FIFA, a maior entidade do futebol, Pelé não marcou 1.283 gols na carreira, mas sim 767.

Por que há essa diferença no número de gols? Um dos grandes motivos que fazem o número de gols marcados por Pelé ser questionado são os chamados jogos oficiais. Muitos dos gols marcados pelo Rei aconteceram em partidas amistosas, seja pelo Santos, Seleção Brasileira ou combinados (Seleção Paulista, por exemplo).

Ao dizer que Pelé marcou 767 gols na carreira, a FIFA considera apenas os gols marcados nos tais jogos oficiais. Vale lembrar que o futebol atual não é o mesmo que o jogador nas décadas de 1950, 1960 e 1970, décadas essas em que Pelé fez a sua carreira como jogador. Inclusive, muitos dos gols marcados não foram registrados por fotos ou vídeos, algo que alimenta essa divergência na contagem.

 

Pelé é o maior artilheiro da Seleção Brasileira

Agora que você sabe quantos gols Pelé fez na carreira, por que não saber também quantos gols Pelé tem pela Seleção Brasileira? Desde a sua 1ª partida como jogador da Seleção Brasileira, Pelé se destaca por ser o maior artilheiro da Seleção Brasileira e um dos maiores artilheiros do país na Copa do Mundo. Vale ressaltar que ele conquistou três títulos com a Seleção Brasileira e é o jogador que mais venceu a Copa do Mundo.

Desde sua estreia pela Seleção Brasileira em julho de 1957 em um jogo contra a Argentina, Pelé mostrou que tinha tudo para ser um grande artilheiro. De fato, o atacante se tornou um grande goleador. Inclusive, Pelé é o maior artilheiro da Seleção Brasileira com 77 gols. Ao lado dele, aparece Neymar com o mesmo número de gols.

Em sua carreira, Pelé participou de quatro Copas do Mundo: 1958 (campeão), 1962 (campeão), 1966 e 1970 (campeão). Nessas quatro edições em que representou a Seleção Brasileira, o Rei do Futebol marcou 12 gols. Por muitos anos, ele se estabeleceu como o artilheiro do Brasil em Copas do Mundo, até Ronaldo Fenômeno marcar 15 gols e superar a marca de Pelé.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima