5 grandes rivalidades na história de Roland Garros

Rafael Nadal e Novak Djokovic se enfrentaram cinco vezes em Roland Garros, incluindo os últimos dois anos consecutivos. Mas será esta a maior rivalidade da história do Aberto da França? Ou será que Guga x Kafelnikov é a maior? E Roger Federer? As rivalidades entre o cirtuito feminino também fazem parte. Vamos dar uma olhada em tudo isso. Veja 5 grandes rivalidades na história de Roland Garros.

Algumas das melhores rivalidades da era Open nunca apareceram no Aberto da França. John McEnroe e Bjorn Borg travaram alguns dos duelos mais memoráveis da história, mas nunca se enfrentaram no Aberto da França.

Na verdade, eles nunca se enfrentaram em quadra de saibro. Borg, McEnroe e Jimmy Connors foram responsáveis por apenas um encontro no Aberto da França entre eles, sendo a vitória de McEnroe em dois sets sobre Connors nas semifinais de 1984.

Billie Jean King e Margaret Court somaram 35 títulos de Grand Slam de simples e se enfrentaram 32 vezes. Contudo, nunca se encontraram em Roland Garros. Venus e Serena Williams se enfrentaram em oito finais de Grand Slam. Porém, se enfrentaram apenas uma vez no Aberto de tenis da França, na final de 2002. Outras grandes rivalidades na história de Roland Garros nasceram com o significado e intensidade que ganharam o seu lugar na nossa lista.

5. Steffi Graf x Monica Seles

Partidas do Aberto da França: quatro

Monica Seles e Steffi Graf se enfrentaram quatro vezes em Roland Garros em um período de 11 anos. Cada uma vencendo duas vezes e três partidas em três sets. Eles provavelmente teriam se encontrado mais algumas vezes se a carreira de Seles não tivesse sido alterada pelo esfaqueamento de 1993, que a tirou das quadras do Aberto da França por três anos.

O primeiro encontro no Aberto da França aconteceu nas semifinais de 1989, quando ambos eram adolescentes. Nesse jogo, Graf, de 19 anos, venceu Seles, de 15, por 6-3, 3-6, 6-3. No ano seguinte, Seles venceria Graf por 7-6 e 6-4 nas finais, dando a Graf apenas sua segunda derrota nos últimos 10 eventos do Grand Slam.

O último encontro no Aberto da França aconteceu nas semifinais de 1999, quando Graf conquistou uma vitória por 6-7, 6-3 e 6-4 em seu caminho para seu último título importante em sua última participação no Aberto da França. No entanto, a partida mais memorável ocorreu na final do Aberto da França de 1992, quando Seles obteve uma vitória por 6-2, 3-6 e 10-8.

A partida que ficou marcada

Antes daquela partida de 1992, Seles, de 18 anos, estava em primeiro lugar no ranking mundial e já havia vencido cinco dos nove títulos de Grand Slam que acabaria conquistando. Graf tinha 22 anos e ficou em segundo lugar, tendo conquistado 10 dos 22 títulos importantes que acabaria conquistando.

Graf lutou cinco match points contra ela em um terceiro set tenso de 90 minutos. Ela salvou quatro desses match points enquanto servia em 3-5 e se recuperou para assumir a liderança por 6-5 e 7-6. Mas Seles finalmente prevaleceu.

“Acho que foi a partida mais emocionante que já joguei, não apenas em um Grand Slam, mas em qualquer torneio”, disse Seles, segundo a revista Time.

A partida se tornou mais memorável porque foi a última partida de Seles no Aberto da França até 1996. Ela foi esfaqueada por um torcedor de Graf durante uma partida em 30 de abril de 1993, três semanas antes do início do Aberto da França. Ela perdeu os três Abertos da França seguintes e nunca foi a jogadora dominante que era em 1992. Sem dúvida foi uma das grandes rivalidades na história de Roland Garros.

4. Rafael Nadal x Novak Djokovic

Partidas do Aberto da França: cinco

A fascinante vitória do ano passado por 6-4, 3-6, 6-1, 6-7, 9-7 na semifinal de Rafael Nadal sobre Novak Djokovic sugere que essa rivalidade poderá eventualmente se tornar a melhor da história do Aberto da França. Por enquanto, porém, está um pouco atrás de alguns outros por três razões:

  • Nadal venceu todos os cinco jogos do Aberto da França;
  • Apenas uma dessas cinco partidas foi final;
  • sua melhor partida aconteceu em outro Grand Slam, quando Djokovic venceu um thriller de cinco sets na final do Aberto da Austrália de 2012.

Os três primeiros encontros no Aberto da França foram relativamente mundanos, com Nadal vencendo em dois sets. O primeiro encontro de sua carreira em qualquer torneio aconteceu nas quartas de final do Aberto da França de 2006, e Nadal venceu os dois primeiros sets por 6-4 e 6-4 antes de Djokovic ser forçado a se aposentar. Nadal venceu Djokovic no ano seguinte e novamente em 2008, ambas nas semifinais.

A volta dos combates

Eles não se enfrentaram em Roland Garros nos três anos seguintes, mas as coisas ficaram interessantes em 2012, quando se enfrentaram na final do Aberto da França. Eles eram os dois melhores jogadores do mundo na época e se enfrentavam na final do quarto evento consecutivo do Grand Slam. O primeiro colocado, Djokovic, conquistou um set do segundo colocado, Nadal, desta vez, antes de perder por 6-4, 6-3, 2-6, 7-5, encerrando a série de três títulos consecutivos de Djokovic.

A partida épica da semifinal do ano passado indica que a rivalidade no Aberto da França está melhorando. John McEnroe disse que aquela partida pode ter sido a melhor já disputada em quadra de saibro, e o historiador do tênis Steve Flink disse ao World Tennis:

“Foi definitivamente uma das melhores semifinais já disputadas”. Steve Flink, historiador de tênis.

A resiliência de ambos os jogadores destacou o encontro de 2013 em Roland Garros. Nadal sacou para a partida em 6-5 no quarto set e liderou por 30-15 naquele 12º game, antes de Djokovic reagir para forçar o desempate, que ele venceu.

Foi a vez de Nadal se recuperar no set final, recuperando de uma desvantagem de 4-2 e finalmente vencendo o set decisivo ao quebrar o saque de Djokovic por amor no 16º game. Talvez aumentem a rivalidade com mais um clássico na final deste ano.

3 – Gustavo Kuerten x Yevgeny Kafelnikov: a pedra de saibro no sapato de Guga

Os dois jogadores viveram uma das grandes rivalidades do tênis dos anos 90 e início dos anos 2000. Gustavo Kuerten e Yevgeny Kafelnikov se confrontaram em 12 ocasiões no circuito profissional, com o brasileiro vencendo sete vezes e o russo cinco.

Kafelnikov foi um dos principais oponentes de Kuerten ao longo de sua carreira, sendo uma espécie de “pedra no sapato”. No entanto, em Roland Garros, o domínio foi totalmente do brasileiro.

Nos três títulos conquistados por Kuerten no torneio parisiense, todos eles foram garantidos nas quartas de final às custas de Kafelnikov. Em 2000, Kuerten chegou a estar em desvantagem de dois sets a um e precisou de atendimento médico antes de iniciar a virada que o levou à semifinal.

“No momento das quartas de final, lá estava Kafelnikov novamente. Incrível como esse cara sempre cruzava o meu caminho. Eu torcia secretamente para que ele estivesse em um dia ruim, mas, se isso aconteceu, nunca foi quando eu estava jogando, especialmente em Roland Garros.

Naquele momento crucial, onde cada bola poderia ser meu último suspiro, Kafelnikov soltou uma bomba que passou raspando por fora da linha. ‘Uau, finalmente um erro dele. Será que é a minha oportunidade?’, eu me agarrei a essa esperança. Logo em seguida, ele cometeu outro erro. ‘Pode ser’, pensei novamente, sentindo-me um pouco mais aliviado. ‘Sim, ainda estou no jogo'”, narra Guga em sua autobiografia.

Entre as 5 grandes rivalidades na história de Roland Garros, Guga não poderia estar de fora. Além do russo, o Manézinho da Ilha tinha outros ótimos rivais.

2. Roger Federer x Rafael Nadal

Os embates entre Roger Federer e Rafael Nadal no Aberto da França, somando cinco no total, são considerados a rivalidade masculina mais marcante na história do torneio. Por isso, contribuiu significativamente para sua configuração.

Assim como o confronto entre Djokovic e Nadal, a rivalidade Nadal-Federer no Aberto da França apresenta duas características distintas: Nadal tem sido dominante sobre Federer em Roland Garros, e os momentos mais cativantes de suas disputas ocorreram em Wimbledon, não no Aberto da França.

As épicas batalhas em cinco sets nas finais de Wimbledon em 2007 e 2008 são lembradas como clássicos. A última delas sendo aclamada como um dos maiores duelos da história do tênis. Embora três dos cinco confrontos entre eles no Aberto da França tenham acontecido antes dessas icônicas finais em Wimbledon, esses embates contribuíram significativamente para a importância da rivalidade no torneio francês.

Uma rivalidade apenas dentro das quadras

Curiosamente, a rivalidade entre Nadal e Federer em Roland Garros pareceu atrair mais atenção do público do que a rivalidade entre Nadal e Djokovic. Ainda que Nadal tenha se mostrado invicto em ambos os casos. Talvez isso se deva ao fato de que, quando a rivalidade entre Nadal e Federer começou, eles eram claramente os dois maiores expoentes do tênis masculino.

Depois veio a ascensão de Djokovic e Andy Murray, que juntos formaram os Quatro Grandes. No entanto essa faz parte das grandes rivalidades na história de Roland Garros.

Ou talvez seja devido ao fato de que Nadal e Federer se enfrentaram em quatro edições consecutivas do Aberto da França, incluindo três finais seguidas. Ou ainda pode ser porque a vitória de Nadal sobre Federer nas semifinais de 2005, no dia de seu 19º aniversário, foi um marco significativo, quando derrotou o então número 1 do ranking em quatro sets, rumo ao seu primeiro título em Roland Garros.

Aquele confronto em 2005 foi o primeiro encontro entre eles em um Grand Slam e também no saibro, estabelecendo o tom para seus confrontos subsequentes no Aberto da França.

Federer x Nadal em Roland Garros: 3 finais seguidas

Nos anos seguintes, Nadal e Federer se encontraram nas finais do Aberto da França por três vezes consecutivas. A vitória de Nadal em quatro sets em 2006 interrompeu a sequência de três títulos consecutivos de Grand Slam de Federer. Nadal triunfou novamente em 2007, também em quatro sets, antes de alcançar uma vitória mais contundente em 2008, vencendo Federer por 6-1, 6-3 e 6-0 na final.

Embora Federer tenha conquistado seu único título no Aberto da França em 2008, os dois voltaram a se enfrentar na final de 2011. Nesse ponto, a superioridade de Nadal sobre Federer no saibro estava bem estabelecida. Porém, Federer demonstrou na final de 2011 que ainda podia competir com Nadal em superfícies lentas.

Os três primeiros sets foram disputados de forma intensa, lembrando os confrontos de Wimbledon. Após Federer vencer o terceiro set e retornar à partida, ele teve três chances de quebra no saque de Nadal no início do quarto set. No entanto, a resistência de Nadal no saibro prevaleceu mais uma vez, e ele venceu por 7-5, 7-6, 5-7, 6-1.

1. Martina Navratilova x Chris Evert: A maior rivalidade da história de Roland Garros

Os cinco embates no Aberto da França entre Chris Evert e Martina Navratilova ao longo de 13 anos foram cruciais para definir sua rivalidade. Disputa essa que foi sem igual na era do Aberto. Com certeza, essa foi uma das grandes rivalidades na história de Roland Garros e do mundo.

Não apenas seus estilos e personalidades contrastantes proporcionaram confrontos fascinantes para os espectadores. Mas também a amizade que desenvolveram e que perdura até hoje confere uma qualidade duradoura à sua rivalidade. Além disso, o fato de Navratilova e Evert serem consideradas a segunda e a quarta melhores jogadoras da história, respectivamente, segundo o Tennis Channel, destaca ainda mais a grandiosidade de sua rivalidade.

É notável a longevidade de sua rivalidade e supremacia, considerando que o primeiro confronto em um Grand Slam ocorreu na final do Aberto da França de 1975, quando Evert tinha 20 anos e Navratilova, 18. O último embate no Aberto da França aconteceu nas semifinais de 1987, quando Evert tinha 32 anos e Navratilova, 30.

Evert saiu vitoriosa em três dos cinco confrontos no Aberto da França, sendo que todas suas vitórias, exceto uma, ocorreram em finais. Três dessas partidas foram decididas em três sets, e Evert venceu todas elas, enquanto as duas restantes foram triunfos unilaterais de Navratilova.

Após o encontro de 1975, vencido por Evert por 2-6, 6-2, 6-1, elas não se enfrentaram novamente em Roland Garros por nove anos. Isso se deve em grande parte à ausência de Navratilova no Aberto da França nos cinco anos seguintes, e Evert não competiu no evento nos três anos subsequentes. Fica a especulação de quantos embates mais teriam ocorrido no Aberto da França se tivessem participado nesses anos.

Uma partida inesquecível em 1985

Elas se reencontraram em 1984, o primeiro de quatro anos consecutivos em que se enfrentaram em Roland Garros. Navratilova saiu vitoriosa na final de 1984 por 6-3, 6-1, reforçando a ideia de que Evert não conseguia mais competir com Navratilova. Ainda que fosse na superfície favorita de Evert.

No entanto, Evert ressurgiu e derrotou Navratilova nas finais do Aberto da França em 1985 e 1986, ambas em três sets. Isso foi antes de Navratilova vencer seu último embate no Aberto da França nas semifinais de 1987, por 6-2, 6-2.

A final de 1985 é especialmente memorável. Recentemente classificada em quarto lugar na lista das partidas mais marcantes do Aberto da França da história pelo Bleacher Report.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima