Trocas da NBA: veja mais impactantes dos últimos anos na liga

Ao longo de cada temporada da NBA, alguns dos melhores e mais icônicos jogadores foram trocados. Desde Wilt Chamberlain até Kareem Abdul-Jabbar, Shaquille O’Neal e Kevin Durant, as trocas da NBA movimentam a liga.

Contudo, foi Kevin Durant, que saiu do Brooklyn Nets para o Phenix Suns, quem realmente balançou a NBA. Com isso, ele se tornou outro recente jogador lendário dessa lista.

Ao longo da história do basquete, houve negociações que ajudaram a reconstruir equipes com dificuldades para levá-las a grandes momentos e outras ainda que impulsionaram times rumo a campeonatos. Por isso, existem muitas negociações que poderiam estar em uma lista de trocas da NBA que impactaram a liga. Vamos conferir algumas delas.

Por que é importante as trocas da NBA para as equipes?

  1. A chance de dar um salto é enorme e pode levar a times fortes: Conseguir Paul George, por exemplo, permitiu ao LA Clippers em 2019 também pegar Kawhi Leonard – levando o Oklahoma City Thunder a obter uma grande recompensa em troca de mandar o astro para Los Angeles.
  2. Escolhas importam mais do que nunca: A estrutura desses acordos mudou significativamente. No meio dos anos 2000, quando Tracy McGrady e Shaquille O’Neal foram negociados, os acordos foram construídos em torno de jogadores – Steve Francis na troca de McGrady e Lamar Odom na troca de O’Neal. Com o tempo, no entanto – e especialmente ao longo da última década – os acordos se tornaram muito mais centrados em escolhas do Draft, já que as equipes agora buscam mais ativos de draft futuros em vez de talentos do presente.
Saiba mais sobre a noite das escolhas e trocas da NBA no texto acima.

Carmelo Anthony para o New York Knicks

Em um acordo envolvendo Nuggets, Knicks e Timberwolves, o prêmio da negociação foi Anthony. Ele foi para os Knicks junto com Chauncey Billups, Anthony Carter, Sheldon Williams e Corey Brewer.

Outros grandes nomes na negociação foram Danilo Gallinari e Wilson Chandler. Embora tenha sido uma das melhores negociações da NBA de todos os tempos, e os Knicks tenham melhorado com Anthony na equipe, eles só venceram uma série de playoffs em suas sete temporadas em Nova York.

A perda de jogadores significativos na negociação impediu os Knicks de montar um elenco de apoio forte ao redor de Anthony. Depois de deixar os Knicks em 2017, Anthony passou por Oklahoma City, Houston, Portland e Los Angeles.

Chris Paul para o LA Clippers

LA Clippers receberam: Chris Paul e uma escolha de segunda rodada do Draft em 2015. Entretanto, New Orleans recebeu Al-Farouq Aminu, Chris Kaman, Eric Gordon e a escolha de primeira rodada de 2012 dos Minnesota Timberwolves.

Esta negociação foi memorável por causa de uma outra negociação envolvendo Chris Paul. A famosa troca vetada pelo então comissário David Stern para o Los Angeles Lakers, por “razões de basquete”. Vários dias depois, o acordo com o Clippers foi finalizado.

O acordo permitiu que New Orleans iniciasse uma reconstrução completa – centrada em torno de Gordon, que na época parecia um potencial All-Star depois de ter médias de 22 pontos por jogo em sua terceira temporada na NBA. Além disso, uma escolha potencialmente promissora dos Timberwolves, que haviam vencido apenas 17 jogos no ano anterior.

Mas lesões atrapalharam a passagem de Gordon em New Orleans, pois ele perdeu mais jogos do que jogou em seus cinco anos com a franquia, enquanto aquela escolha dos Timberwolves se tornou Austin Rivers, que rapidamente fracassou com os Pelicans também.

Kawhi Leonard para o Toronto Raptors

Toronto recebeu Kawhi Leonard e Danny Green. Enquanto que o San Antonio recebeu DeMar DeRozan, Jakob Poeltl e uma escolha de primeira rodada protegida entre as 20 primeiras em 2019.

Depois que Leonard se tornou uma estrela, ele parecia ser a ponte para a próxima geração de sucesso constante para o San Antonio Spurs. Em vez disso, as duas partes tiveram desavenças sobre o status de lesão de Leonard. Depois de jogar nove jogos na temporada 2017-18, ele foi negociado naquela offseason.

Leonard levou os Raptors ao título da NBA em sua primeira e única temporada em Toronto, antes de ir para o LA Clippers. E embora DeRozan tenha se tornado um jogador muito melhor com os Spurs do que foi em Toronto, e ajudou o San Antonio a vencer 48 jogos em sua primeira temporada, os Spurs gradualmente desceram na classificação e entraram em uma reconstrução completa.

Depois que lesões limitaram Leonard a nove jogos na temporada 2017-18, Leonard e os Spurs não conseguiram chegar a um acordo e ele foi negociado na offseason para os Raptors em troca de DeMar DeRozan.

Embora Leonard tenha jogado apenas uma temporada em Toronto, ele levou a equipe ao seu primeiro título da NBA, com médias de 26,6 pontos por jogo antes de se mudar para o Los Angeles Clippers. Além disso, Leonard protagonizou uma das jogadas que ficaram para a história da NBA em todos os tempos:

Kyrie Irving para Boston em 2017

Boston recebeu nada mais, nada menos que Kyrie Irving. Enquanto isso, o Cleveland recebeu Jae Crowder, Isaiah Thomas, Ante Zizic, a escolha de primeira rodada desprotegida de 2018 do Brooklyn. Além de a escolha de segunda rodada de 2020 do Miami.

Um ano após ajudar os Cavaliers a conquistar seu único título da NBA, Irving famosamente queria um papel maior. Por isso, sua escolha foi sair de Cleveland – e conseguiu seu desejo ao ser negociado para os Celtics. O prêmio desta negociação na época era a escolha não protegida dos Nets. O time de Brooklyn tinha uma forte possibilidade de ser uma seleção entre os cinco primeiros.

Mas os Nets acabaram sendo um pouco melhores do que o esperado (28-54), então se tornou a oitava escolha, que o Cleveland usou para selecionar Collin Sexton. E Thomas, dinâmico em suas duas temporadas e meia em Boston, nunca mais foi o mesmo jogador em Cleveland, ou em qualquer outro lugar, depois que uma lesão no quadril interrompeu sua carreira.

Entretanto, Irving mostrou um grande basquete nos Celtics, vale a pena conferir suas melhores jogadas:

Anthony Davis para o Los Angeles Lakers

Lakers receberam o astro Anthony Davis. Já os New Orleans receberam: Lonzo Ball, Brandon Ingram, Josh Hart, a 4ª escolha no draft de 2019, uma escolha de primeira rodada em 2022, uma troca de escolhas no draft de 2023. Além disso, a escolha de primeira rodada dos Lakers em 2024, com o direito de adiá-la para 2025.

Washington recebe: Isaac Bonga, Jemerrio Jones, Moritz Wagner e a escolha de segunda rodada dos Lakers em 2022. Após um pedido de troca público e eventualmente ser afastado nas últimas semanas da temporada de 2019, Lakers e Pelicans finalmente chegaram a um acordo. Isso foi um pouco antes do draft de 2019.

Depois que os Pelicans ganharam a loteria – podendo escolher Zion Williamson – e os Lakers pularam para a quarta escolha, o acordo se concretizou. Os Lakers, é claro, foram campeões em 2020 dentro da bolha, no primeiro ano de Davis na equipe. Mas nos dois anos desde então a equipe foi eliminada na primeira rodada e ficou fora dos playoffs.

E enquanto Ball eventualmente deixou os Pelicans em uma troca no último verão, Ingram se tornou um All-Star duas vezes e Hart foi parte do pacote que trouxe CJ McCollum para New Orleans na última temporada. E depois de jogar apenas 85 jogos em suas três primeiras temporadas, incluindo zero no ano passado, por causa de lesões, Williamson está programado para retornar após assinar uma extensão máxima de cinco anos e $193 milhões na offseason.

LeBron James para o Miami Heat

Assim como Kobe, LeBron James foi selecionado diretamente do ensino médio como a primeira escolha geral pelos Cavaliers em 2003. Um sete vezes All-Star aos 25 anos, James foi negociado pelos Cavaliers para o Miami Heat em troca de duas escolhas de primeira rodada e duas escolhas de segunda rodada.

James se juntou aos astros Chris Bosh e Dwyane Wade em uma das melhores negociações da NBA de todos os tempos. O trio conquistou títulos consecutivos da NBA em 2011-12 e 2012-13. Após sua passagem pelo Miami, James voltou para Cleveland em 2014 e depois para o Lakers em 2018, ganhando um título com cada uma dessas franquias.

Essa foi uma breve análise sobre o que aconteceu nos últimos anos da liga no que se refere às trocas. Como um bom apostador é preciso estar atento a todos os movimentos das franquias durante a temporada. Fique ligado no melhor basquete do mundo na Apostaquente!

LEIA MAIS:

Como apostar em Popó x Bambam

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima