Fórmula 1 em 2024: Pré-temporada, Análises e Palpites

Os motores começaram a roncar e a expectativa voltou aos apostadores que querem jogar na Fórmula 1 em 2024. As equipes já apresentaram seus carros e os testes de pré-temporada devem ganhar protagonismo nos próximos dias. Entretanto, você já sabe quem são as principais equipes e os favoritos deste ano? Fique com a gente e saiba!

Entretanto, a primeira notícia que chamou a atenção dos fãs da F-1 foi a mudança de Lewis Hamilton para a Ferrari em 2025. Contudo, a categoria está recheada de boas histórias para esta temporada e que influenciam os resultados do ano. Confira nossas análises e palpites para a Fórmula 1 em 2024.

Equipes analisadas:

  • Red Bull
  • Ferrari
  • Mercedes
  • McLaren
  • Williams
  • Aston Martin

Red Bull: Rumo a outro campeonato da Fórmula 1 em 2024?

A Red Bull dominou a temporada de 2023 com Max Verstappen e Sergio Pérez. A equipe austríaca manteve a estrutura do carro campeão e almeja repetir o sucesso este ano. A apresentação do novo carro da Red Bull para a temporada da F1 em 2024, o RB20, está gerando muita expectativa.

Assim, a apresentação dos carros será na quinta-feira, 15 de fevereiro, às 20h30, horário da Espanha, na fábrica de Milton Keynes. O evento poderá ser acompanhada ao vivo através do site oficial da Red Bull e suas redes sociais.

O teste em pista de todos os carros será na quarta-feira, 21 de fevereiro, no circuito de Bahrein. A Red Bull busca continuar dominando com Max Verstappen e Sergio ‘Checo’ Pérez ao volante. Veja todos os detalhes da apresentação da RB para este ano:

Red Bull RB20

Data: 15 de fevereiro de 2024

Hora: 15:30 hora de Brasília

Onde assistir:

Detalhes:

  • Era a equipe que faltava para apresentar o carro.
  • O RB20 será pilotado por Max Verstappen e Checo Pérez.
  • Apresentação na fábrica da Red Bull em Milton Keynes.
  • Os primeiros testes desta temporada vão ser no Bahrein, em 21-02.

Expectativas:

  • Red Bull busca defender o título de campeã mundial.
  • Verstappen e Pérez visam mais vitórias e pódios.
  • RB20 é um dos carros mais esperados da temporada.

A Ferrari está preparada para desafiar a RB?

A apresentação foi breve, um vídeo curto, aplausos, fotografias e o carro na pista. A SF-24 – abreviação de Scuderia Ferrari e o ano atual – já deu suas voltas em Fiorano, o circuito de testes da equipe italiana.

Sempre há grande expectativa em torno da Ferrari, seja pela tradicional cor vermelha, seja pelas expectativas do time, que apesar de ser o maior vencedor da Fórmula 1, enfrenta longos períodos de jejum de títulos. Desde 2008, a Ferrari não conquista o título de construtores e desde 2007, com Kimi Raikkonen, não tem um piloto campeão.

Ferrari SF-24. Foto: Divulgação

O ano de 2024 se apresenta peculiar. A contratação de Lewis Hamilton a partir de 2025 ainda está sendo absorvida desde o primeiro dia do ano. Será uma temporada de espera, pois é irreal esperar mudanças imediatas.

No ano passado, a equipe italiana teve apenas uma vitória, com Carlos Sainz em Singapura, e embora tenha conquistado sete poles, o desempenho nas corridas deixou a desejar. O chefe da equipe, Frédéric Vasseur, mencionou que o SF-24 é “95% diferente” do modelo de 2023. Nota-se uma clara mudança na parte traseira do carro, indicando uma nova abordagem aerodinâmica em comparação com a temporada anterior.

A falta de equilíbrio do carro durante as frenagens, com a dianteira mergulhando demais, foi uma queixa de Charles Leclerc e Carlos Sainz na temporada anterior. Leclerc teve seu contrato estendido até 2029, enquanto Sainz está tecnicamente sem contrato para 2025, o que pode gerar um ano melancólico dependendo dos primeiros resultados.

A sombra de Hamilton estará sobre os boxes da Ferrari o ano todo, e a expectativa é de uma disputa com Mercedes e McLaren, qualquer outro cenário será surpreendente. Veremos o que a escuderia fará na temporada.

Mercedes: a temporada de despedida de Hamilton

Na apresentação do novo carro da Mercedes, o W15, houve um clima de desconforto devido à saída de Lewis Hamilton após 12 anos. Toto Wolff, o chefe da equipe, demonstrou pouca empolgação e evitou previsões otimistas, indicando uma montanha a ser escalada.

O carro apresentado, significativamente diferente do anterior, reflete uma mudança de abordagem, com ajustes aerodinâmicos e de suspensão para corrigir problemas anteriores. A equipe espera uma melhoria no desempenho, mas não acredita que será suficiente para superar a Red Bull.

Mercedes W15. Foto: Divulgação

A Mercedes enfrentou dificuldades nas últimas temporadas, ficando sem vitórias em 2023. O novo carro, o W15, é uma tentativa de corrigir os problemas enfrentados, com mudanças significativas em relação ao seu antecessor.

James Allison, chefe técnico da equipe, estima que o W15 será mais rápido, mas reconhece que não será o bastante para superar a Red Bull, que também fez avanços significativos para 2024. Há incerteza sobre o desempenho do time na ausência de Hamilton, com expectativas centradas em encontrar um substituto à altura do multicampeão.

McLaren quer voltar a ganhar corridas

Após um início desastroso na temporada de 2023, a McLaren deu uma guinada surpreendente no GP da Áustria. Embora tenha prometido um carro quase inteiramente novo, apenas o de Lando Norris foi atualizado a tempo, resultando em um quarto lugar tanto no grid quanto na corrida.

A partir daí, a equipe experimentou uma ascensão notável, pontuando consistentemente nas 13 corridas seguintes e subindo para a quarta posição no campeonato ao final da temporada, com 302 pontos. Dessa forma, essa recuperação foi tão impressionante que, se considerarmos apenas as corridas após o GP da Áustria, a McLaren teria ficado em segundo lugar no campeonato, atrás apenas da Red Bull.

McLaren MCL38. Foto: Divulgação

Lando Norris e Oscar Piastri formaram uma dupla sólida, com o australiano mostrando um talento excepcional e uma capacidade de adaptação rápida à categoria. Com base nesse sucesso, o novo carro da McLaren para a temporada de 2024, o MCL38, foi concebido sobre uma base sólida, prometendo melhorias adicionais. Embora um título possa ser fora de alcance, a equipe está confiante em competir consistentemente pelo pódio e desafiar equipes como Mercedes, Ferrari e Aston Martin ao longo do ano.

Williams terá muitos desafios na Fórmula 1 em 2024

Se estiver em Nova York e quiser comprar tênis da Puma, vá até o número 609 da Quinta Avenida, perto do Rockefeller Center, na esquina da Rua 49. No mesmo quarteirão, encontrará a loja de sapatos Aldo e a Intimissimi, que vende lingerie italiana.

Williams FW46. Foto: Divulgação

Além dos produtos da Puma, é possível que encontre um carro de Fórmula 1, ou pelo menos uma réplica, pintado com as cores que a Williams usará neste ano. Nessa loja, em meio a uma variedade de produtos, a equipe que antes era inglesa e hoje é americana apresentou o FW46, ou melhor, sua nova pintura, revelando o novo patrocinador máster, a Komatsu.

Apesar de ser o principal patrocinador, a equipe não parece adotar um nome combinado, como “Komatsu-Williams”. Entretanto, a Komatsu, empresa japonesa, já havia patrocinado a Williams nos anos 80 e 90 e forneceu peças para os carros campeões de 1996 e 1997.

Os pilotos continuam os mesmos do ano passado: Logan Sargeant e Alexander Albon, com motores Mercedes. O nome do carro, FW46, é uma tradição em homenagem a Frank Williams, fundador da equipe, sendo este o 46º carro desde a adoção dessa nomenclatura.

Aston Martin é candidata a alguma coisa?

Fernando Alonso e Lance Stroll testaram rapidamente o carro, o novo AMR24 foi apresentado em Silverstone. Contudo, a equipe aproveitou para fazer um shakedown, gastando sua cota de 100 km antes da pré-temporada para garantir que tudo estivesse funcionando corretamente.

Esta foi a primeira apresentação da semana, que contará ainda com Ferrari amanhã, McLaren e Mercedes na quarta-feira e Red Bull na quinta-feira. Nas primeiras voltas, o foco não está nos tempos de volta, mas sim nas entrevistas, declarações dos dirigentes e pilotos, e na expectativa por alguma surpresa.

O AMR24, com a assinatura de Dan Fallows, ex-Red Bull, foi objeto de análise, primeiro pela estética e depois pelos aspectos técnicos. No ano passado, a Aston Martin teve um bom começo de temporada, mas viu seu desempenho diminuir nas corridas subsequentes, terminando o ano em quinto lugar no campeonato de construtores.

Aston Martin AMR24. Foto: Divulgação

Alonso alimentou especulações ao mencionar que seu contrato com a Aston Martin termina este ano e que ele é “o único campeão mundial disponível para 2025”, sugerindo interesse em uma vaga na Mercedes. Aos 42 anos, ele afirmou que está em ótima forma física e não descartou a possibilidade de correr na Fórmula 1 até os 50 anos. A foto de Toto Wolff com seu empresário Flavio Briatore, postada, aumentou ainda mais as especulações sobre o futuro de Alonso na categoria.

Pilotos novatos para estar de olho

1. Oscar Piastri (Alpine)

  • Campeão da Fórmula 2 em 2022.
  • Considerado um dos grandes talentos do grid.
  • Será companheiro de equipe de Esteban Ocon.

2. Nyck de Vries (Williams)

  • Campeão da Fórmula E em 2021 e 2022.
  • Já disputou algumas corridas pela Mercedes em 2023.
  • Seu companheiro de time é Logan Sargeant.

3. Logan Sargeant (Williams)

  • Campeão da Fórmula 3 em 2022.
  • Primeiro piloto americano na Fórmula 1 desde 2015.

4. Frederik Vesti (Haas)

  • Campeão da Fórmula Regional Europeia em 2022.
  • Terceiro piloto da Mercedes ano passado.
  • Será companheiro de equipe de Kevin Magnussen.

Expectativas para a Fórmula 1 em 2024

A temporada de Fórmula 1 de 2024 promete ser emocionante, porém previsível na primeira prateleira. A Red Bull é a favorita ao título mais uma vez, mas Ferrari e Mercedes podem representar desafios significativos.

A disputa entre os pilotos também será intensa, com Verstappen, Leclerc, Hamilton e outros competidores buscando o lugar mais alto do pódio. Acompanhe toda essa disputa e faça suas apostas na Apostaquente com o bônus de boas-vinda de Esportes.

A pré-temporada da Fórmula 1 de 2024 aumentou a expectativa para o início do campeonato. Equipes e pilotos estão prontos para oferecer aos fãs um ano repleto de emoções e desafios.

LEIA MAIS:

Como apostar em Popó x Bambam

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima