Se você gosta de esportes, sabe que existem muitos campeonatos diferentes para cada uma das modalidades. No futebol, por exemplo, temos Copa do Mundo, Champions League, Libertadores, Brasileirão, entre outros. O mesmo acontece no tênis, que conta com quatro grandes torneios principais: os torneios de Grand Slam (Australian Open, Roland Garros, US Open e Wimbledon).
O Torneio de Wimbledon é o mais antigo do mundo, quando o assunto é tênis. A competição é disputada desde 1877, quando foi organizada pelo clube All England Lawn Tennis and Croquet Club. Inicialmente, apenas homens disputavam o torneio. Em 1884, foram criadas duas novas categorias: simples feminina e duplas masculinas. As categorias de duplas femininas e duplas mistas foram criadas apenas em 1913.
No entanto, sabe quais são os maiores campeões de Wimbledon? Confira a seguir!
Maiores campeões de Wimbledon – Masculino (simples)
Como dissemos anteriormente, o Torneio de Wimbledon é o mais antigo do mundo, quando o assunto é tênis. Desde 1877, esse torneio reúne grandes tenistas de todos os cantos do mundo em uma grande disputa pelo título. Uma grande curiosidade sobre Wimbledon é que todos os atletas devem usar vestimentas brancas, para que o suor fique menos aparente.
Desde a primeira edição, Wimbledon tem campeões para “dar e vender”. Em suas primeiras edições, o torneio de tênis teve apenas atletas britânicos sendo campeões. No caso, o primeiro tenista não-britânico a ser campeão de Wimbledon foi o australiano Norman Brookes. Ele conquistou o título do torneio em 1907, 30 anos após a primeira edição ter sido disputada.
Confira quais são os maiores campeões de Wimbledon masculino:
- Roger Federer: 08 títulos;
- William Renshaw: 07 títulos – todos conquistados na era amadora*;
- Novak Djokovic: 07 títulos;
- Pete Sampras: 07 títulos;
- Bjorn Borg: 05 títulos;
- Lawrence Doherty: 05 títulos – todos na era amadora;
O topo da lista de campeões de Wimbledon pertence a Roger Federer. O suíço é um dos grandes nomes da história do tênis mundial. Este ano, ele decidiu se aposentar das quadras. Para celebrar sua carreira, Roger Federer disputou a Laver Cup, formando uma dupla com Rafael Nadal, outra grande lenda do tênis.
*A era amadora no tênis consiste no período anterior a 1968, ano em que os torneios de tênis passaram a permitir a participação de profissionais.
Maiores campeãs de Wimbledon – Feminino (simples)
Além de ser um torneio de tênis mais antigo do mundo, Wimbledon é também um dos pioneiros na inserção de mulheres no esporte. Entre todos os torneios de Grand Slam, Wimbledon foi o primeiro a criar uma categoria de disputa para tenistas mulheres, em 1884.
Como dissemos anteriormente, o primeiro tenista não-britânico a ser campeão de Wimbledon foi o australiano Norman Brookes, em 1907. Dois anos antes, o mundo viu a primeira tenista não-britânica ser campeã de Wimbledon. No caso, a grande vencedora foi a estadunidense May Sutton Bundy.
Confira quais são as maiores campeãs de Wimbledon:
- Martina Navratilova: 09 títulos;
- Helen Wills Moody: 08 títulos – todos conquistados na era amadora;
- Dorothea Lambert Chambers: 07 títulos – todos conquistados na era amadora;
- Serena Williams: 07 títulos;
- Steffi Graf: 07 títulos;
Existem brasileiros campeões de Wimbledon?
Como você viu anteriormente, demorou muito tempo para que algum tenista não-britânico fosse campeão de Wimbledon. Agora, imagine quanto tempo demorou para que um tenista sul-americano conquistasse o título do torneio. O primeiro título da América do Sul em Wimbledon aconteceu em 1958, quando a brasileira Maria Esther Bueno foi campeã de duplas femininas.
Na ocasião, a brasileira jogou ao lado da norte-americana Althea Gibson, que já havia sido campeã de Wimbledon nas duas edições anteriores, também na categoria de duplas femininas. Maria Esther Bueno é uma referência quando o assunto é o tênis brasileiro. Ela conquistou diferentes títulos em sua carreira profissional. Em Wimbledon, a brasileira foi campeã oito vezes:
- 1958: campeã nas duplas femininas (jogando com Althea Gibson);
- 1959: campeã no feminino simples;
- 1960: campeã no feminino simples;
- 1960: campeã nas duplas femininas (jogando com Darlene Hard);
- 1963: campeã nas duplas femininas (jogando com Darlene Hard);
- 1964: campeã no feminino simples;
- 1965: campeã nas duplas femininas (jogando com Billie Jean King);
- 1966: campeã nas duplas femininas (jogando com Nancy Richey Gunter);
E além de Maria Esther Bueno, existem outros brasileiros campeões de Wimbledon? Confira a seguir:
- Marcelo Melo: campeão nas duplas masculinas em 2017 (jogando com Łukasz Kubot);
- Marcelo Zormann e Orlando Luz: campeões nas duplas masculinas em 2014, na categoria juvenil;
Aposte nos jogos de Wimbledon com a Apostaquente!
Agora que já conhece os maiores campeões de Wimbledon, por que não começar a apostar online neste torneio de tênis com a Apostaquente?
Em seu site de apostas, a Apostaquente te dá acesso a uma série de campeonatos esportivos diferentes para apostar e se divertir. Lá, você consegue apostar em muitos torneios de tênis. Além de Wimbledon, pode colocar seus palpites nos jogos do US Open, Australian Open, Roland Garros e muito mais.
E aí, está esperando o que para começar a apostar em tênis e dar um show como os campeões de Wimbledon? Na hora de apostar em torneios de tênis, conte com a Apostaquente!