Quais são os estádios dos times do Brasileirão 2023?

Não são todos os times do Brasileirão que têm um estádio para chamar de seu. Confira quais são os estádios dos times do Brasileirão 2023.

Assistir um jogo de futebol no estádio é uma experiência incrível. Muitos times do Brasil têm um estádio para chamar de seu, enquanto vários precisam mandar seus jogos em estádios do governo. Para o Brasileirão 2023, não são todos os times que têm um estádio próprio.

Você sabe quais são os estádios dos times do Brasileirão 2023? Confira a seguir:

 

Palmeiras – Allianz Parque

 

Se vamos falar sobre os estádios dos times do Brasileirão 2023, por que não começar falando sobre a casa do atual campeão, não é mesmo? Na última temporada, o Palmeiras foi campeão do Brasileirão 2022 e chegou a incrível marca de 11 títulos do campeonato. Desde 2014, o Verdão manda os jogos em sua casa, o estádio Allianz Parque.

Antes da inauguração do Allianz Parque em novembro de 2014, o estádio do Palmeiras era o Estádio Palestra Itália, popularmente conhecido como Parque Antártica. Inaugurado em 1902, o estádio foi demolido em 2011 para a construção do novo estádio do Palmeiras, que tem capacidade para 43,7 mil torcedores.

 

Internacional – Estádio José Pinheiro Borda (Beira-Rio)

 

Assim como em 2020, o Internacional bateu na trave e não conseguiu conquistar o título do Campeonato brasileiro. No caso, o Colorado foi vice-campeão do Brasileirão 2022. Na última rodada do campeonato, o Internacional, jogando em sua casa, venceu o campeão Palmeiras por 3 x 0.

No caso, você sabe qual é o estádio do Internacional? A casa do Colorado é o Estádio José Pinheiro Borda, popularmente conhecido como Estádio Beira-Rio. O motivo do apelido é o fato do estado estar localizado às margens do lago Guaíba, na cidade de Porto Alegre.

Inaugurado em abril de 1969, o Beira-Rio teve como partida inaugural o duelo entre Internacional e Benfica, de Portugal. Com capacidade para cerca de 50,1 mil torcedores, o Estádio Beira-Rio é o 10º maior estádio do Brasil. Entre os estádios dos times do Brasileirão 2023, é o 3º maior.

 

Fluminense – Estádio das Laranjeiras

 

Na última temporada, o 3º colocado do Brasileirão 2022 foi o Fluminense. Há vários anos, o Tricolor das Laranjeiras manda os seus jogos de Campeonato Carioca, Copa do Brasil, Libertadores e Brasileirão no Estádio Maracanã, um grande palco do futebol mundial que pertence ao Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Nem todas as pessoas sabem, mas o Fluminense tem um estádio. A casa do Tricolor é o chamado Estádio Manoel Schwartz, popularmente conhecido como Estádio das Laranjeiras. A capacidade do estádio do Fluminense é de apenas 2 mil pessoas, segundo informa o CNEF (Cadastro Nacional de Estádios de Futebol) da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Inaugurado em maio de 1919, a 1ª partida do Estádio das Laranjeiras não foi disputada pelo Fluminense. No caso, o jogo inaugural foi realizado entre Brasil e Chile. A Seleção Brasileira venceu a partida por 6 x 0, válido pela Copa América de 1919.

 

Corinthians – Neo Química Arena

Por vários anos, o Corinthians não teve um grande estádio para chamar de seu. O cenário do clube paulista veio mudar em 2014, quando aconteceu a inauguração da Arena Corinthians, também conhecida pelo apelido Itaquerão. Hoje, por questões de patrocínio, o estádio do Corinthians é chamado de Neo Química Arena.

Em 2014, o Brasil sediou a Copa do Mundo. A Arena Corinthians foi inaugurada meses antes do torneio e acabou sendo utilizada em algumas partidas. Inclusive, o recorde de público do Corinthians aconteceu em uma partida de Copa do Mundo, entre Holanda e Argentina, que contou com cerca de 63,2 pessoas.

A capacidade oficial da Neo Química Arena é de pouco mais de 47,6 mil torcedores, segundo o CNEF. O estádio teve a capacidade aumentada para a Copa do Mundo de 2014. A Neo Química Arena é o 13º maior estádio do Brasil e o 4º maior entre os estádios dos times do Brasileirão.

 

Flamengo – Estádio José Bastos Padilha (Estádio da Gávea)

Na última temporada, o Flamengo terminou o Brasileirão na 5ª colocação. Porém, conquistou dois títulos importantíssimos. O Rubronegro foi campeão da Copa do Brasil e da Libertadores de 2022. Entre os times do Brasileirão 2023, podemos dizer que o Flamengo é o que mais precisa de um estádio para comportar sua torcida, que é a maior do país com mais de 44 milhões de torcedores.

Assim como o Fluminense, o Flamengo manda seus jogos no Estádio Maracanã há vários anos. Poucas pessoas sabem disso, mas o Flamengo tem um estádio próprio: o Estádio José Bastos Padilha, popularmente conhecido como Estádio da Gávea.

Segundo o CNEF, o Estádio da Gávea tem capacidade para apenas 4 mil torcedores. Inaugurado em setembro de 1938, a 1ª partida do estádio aconteceu entre Flamengo e Vasco da Gama. O Rubronegro saiu derrotado para o rival, que venceu o jogo por 2 x 0.

 

Athletico – Estádio Joaquim Américo Guimarães (Arena da Baixada)

Em 2022, o Athletico terminou o Brasileirão na 6ª colocação com 04 pontos a menos que o Flamengo. Esses dois times fizeram a final da Libertadores 2022, em que o time carioca saiu vitorioso e conquistou o título do torneio, vencendo a partida por 1 x 0.

O Athletico faz parte do grupo de times do Brasileirão 2023 que tem um estádio próprio. No caso, a casa do time paranaense é o Estádio Joaquim Américo Guimarães, popularmente conhecido como Arena da Baixada. Inaugurado em setembro de 1914 como Baixada da Água Verde, o estádio foi reinaugurado 100 anos depois, em maio de 2014.

A Arena da Baixada se destaca entre os estádios dos times do Campeonato Brasileiro 2023. O estádio do Athletico é o 1º estádio da América Latina a ser equipado com um teto retrátil, algo que é muito comum nos estádios do futebol europeu.

Com capacidade para cerca de 42,3 mil torcedores, a Arena da Baixada é o maior estádio do Paraná.

 

Atlético-MG – Arena MRV

Na última temporada, o Atlético-MG começou a disputa pelo título do Brasileirão 2022 com status de atual campeão brasileiro. Assim como muitos times do futebol brasileiro, o Galo não tem um grande estádio para chamar de seu. Há anos, o clube manda seus jogos no Estádio Mineirão e na Arena Independência.

Em setembro de 2017, teve início um projeto para a construção do estádio do Atlético-MG, que vai se chamar Arena MRV. Atualmente, o estádio está em processo final de construção e deve ser inaugurado em março deste ano, em comemoração aos 115 anos do Atlético-MG.

A Arena MRV será o estádio mais novo entre os estádios dos times do Brasileirão 2023. Poucas pessoas sabem disso, mas o Atlético-MG já teve um estádio próprio, o Estádio Presidente Antônio Carlos. Inaugurado em 1929, o estádio recebeu os jogos do Galo até 1969. 25 anos mais tarde, foi demolido.

 

Fortaleza – Estádio Alcides Santos

Nos últimos anos, um time vem sendo responsável por levar o nome do futebol nordestino para o resto do Brasil e até mesmo do continente. Esse time é o Fortaleza. O clube tem conquistado uma série de títulos nos últimos anos, como os do Campeonato Cearense e da Copa do Nordeste. Inclusive, participou da Copa Libertadores pela 1ª vez em sua história.

Se estamos falando dos estádios dos times do Brasileirão 2023, é impossível deixar de falar do Estádio Governador Plácido Castelo, conhecido popularmente como Arena Castelão ou apenas Castelão. Apesar de sempre receber os jogos do Fortaleza, o estádio pertence ao Governo do Estado do Ceará.

Apesar de sempre mandar os seus jogos no Castelão, o Fortaleza possui um estádio próprio, o Estádio Alcides Santos, também conhecido como Parque dos Campeonatos. Segundo o relatório do CNEF, o estádio do Fortaleza tem capacidade oficial de 8,1 mil torcedores.

 

São Paulo – Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi)

O São Paulo se destaca quando o assunto são os estádios dos times do Campeonato Brasileiro de 2023. O motivo disso? O Tricolor Paulista é dono de um dos maiores estádios do país, o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, popularmente conhecido como Estádio do Morumbi ou apenas Morumbi.

Inaugurado em outubro de 1960, o Estádio do Morumbi já foi palco de vários jogos da Seleção Brasileira. Inicialmente, o estádio foi projetado para ter uma capacidade de 150 mil torcedores. Após reformas, esse número foi reduzido para cerca de 72 mil torcedores. Segundo o CNEF, a capacidade oficial do estádio do São Paulo é de pouco mais de 77 mil torcedores.

Além de se destacar entre os estádios dos times do Brasileirão 2023, o Morumbi se destaca nacionalmente por ser o 3º maior estádio do Brasil.

 

América-MG – Arena Independência

 

Como dissemos anteriormente, o Atlético-MG passou vários anos mandando seus jogos no Estádio Mineirão e na Arena Independência. No Estado de Minas Gerais, são três clubes que possuem destaque nacional. Além do Galo, há o Cruzeiro e o América-MG, que terminou o Brasileirão 2022 na 10ª colocação. Ele é o proprietário da Arena Independência.

O nome oficial da casa do América-MG é Estádio Raimundo Sampaio. Após reformas visando modernizar o estádio, a casa do Coelho passou a se chamar Arena Independência, em 2012. A inauguração do Estádio Raimundo Sampaio aconteceu em 25 de junho de 1950. Já a reinauguração do estádio aconteceu exatos 62 anos depois.

Segundo o CNEF, a capacidade oficial do estádio do América-MG é de pouco mais de 23 mil torcedores.

 

Botafogo

Recém-promovido para a Série A em 2022, o Botafogo passou por uma reformulação em seu elenco e terminou o campeonato na 11ª colocação. Após anos sofrendo com rebaixamentos e jejuns de títulos, o Glorioso foi comprado por um investidor norte-americano, que começou a contratar reforços para o clube.

O Botafogo manda seus jogos em um dos estádios mais tradicionais do futebol brasileiro, o Estádio Olímpico Nilton Santos, popularmente conhecido como Nilton Santos ou Engenhão. O apelido faz referência ao bairro do Engenho de Dentro, onde o estádio está localizado.

Poucas pessoas sabem disso, mas o Estádio Olímpico Nilton Santos não pertence ao Botafogo. Apesar de ser conhecido e referido como a casa do Botafogo, o estádio pertence a Prefeitura do Rio de Janeiro. Inaugurado em 2007, a partida inaugural do Nilton Santos foi disputada entre Botafogo e Fluminense, que terminou com vitória de 2 x 1 do Glorioso.

 

Santos – Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro)

 

O Santos é o único dos quatro grandes times do Estado de São Paulo que não está localizado na capital. Além disso, o Alvinegro tem o menor estádio entre os rivais paulistas e um dos menores entre os estádios dos times do Brasileirão de 2023. Conhecido por todos como Vila Belmiro, a casa do Santos tem como nome oficial Estádio Urbano Caldeira.

A Vila Belmiro é um dos estádios mais antigos do Brasil. Inaugurado em outubro de 1916, o estádio recebeu o nome do primeiro secretário responsável por apresentar um terreno à diretoria do Santos, Urbano Caldeira. A partida inaugural da Vila Belmiro aconteceu entre Santos e Ypiranga. O Time da Vila venceu por 2 x 1, em jogo válido pelo Campeonato Paulista de 1916.

Com capacidade oficial para cerca de 21,7 mil torcedores, a Vila Belmiro é o maior estádio da Baixada Santista. Porém, é apenas o 53º maior estádio do Brasil. Visando melhorar o palco onde manda seus jogos, a diretoria do Santos aprovou a reforma do estádio, que passará a se chamar Arena Vila Belmiro. A nova capacidade do estádio será de 30,1 mil torcedores.

 

Goiás – Estádio Hailé Pinheiro (Serrinha)

 

Nos últimos anos, o futebol goiano tem contado com ao menos um clube presente na 1ª divisão do Campeonato Brasileiro. Os principais clubes do Estado são Goiás e Atlético Goianiense, que disputaram a Série A do Brasileirão em 2022. O Goiás terminou o campeonato na 13ª colocação, já o rival foi rebaixado na 18ª colocação.

Entre todos os estádios dos times do Brasileirão 2023, o do Goiás se destaca por ser um dos mais novos. Por muito tempo, o Esmeraldino mandou seus jogos no Estádio Serra Dourada, que pertence ao Governo do Estado de Goiás. Muitos pensam que essa é a casa oficial do Goiás. Porém, o clube é dono do Estádio Hailé Pinheiro, popularmente conhecido como Serrinha.

Inaugurado em fevereiro de 1995, o Serrinha é o mais novo entre os estádios dos times da Série A do Brasileirão de 2023. Segundo o CNEF, a capacidade oficial do Serrinha é de apenas 6,3 mil torcedores. Em contrapartida, a capacidade oficial do Serra Dourada é de 42 mil torcedores. Esse é um dos grandes motivos que fazem o Goiás mandar alguns de seus jogos no local.

 

Red Bull Bragantino – Estádio Nabi Abi Chedid (Nabizão)

 

Nos últimos anos, um dos clubes que mais tem chamado a atenção do futebol brasileiro é o Red Bull Bragantino. Um dos grandes motivos para isso foi a compra do antigo Bragantino por parte da empresa austríaca Red Bull. Nesse novo período para a história do clube, o Red Bull Bragantino foi campeão da Série B em 2019.

Assim como a maioria dos times da Série A do Brasileirão 2023, o Red Bull Bragantino tem um estádio próprio, o Estádio Nabi Abi Chedid, popularmente conhecido como Nabizão. Construído em 1949, o estádio foi inaugurado oficialmente apenas em janeiro de 1965.

Segundo o CNEF, a capacidade oficial do estádio do Red Bull Bragantino é de 17,1 mil torcedores.

 

Coritiba – Estádio Major Antônio Couto Pereira

Como dissemos anteriormente, o maior estádio de futebol do Paraná é a Arena da Baixada, do Athletico. O 2º maior estádio do Estado é o do Coritiba, o maior rival do Furacão. Inaugurado em novembro de 1932, a casa do Coritiba é o Estádio Major Antônio Couto Pereira, conhecido popularmente como Couto Pereira.

Fundado em outubro de 1909, o Coritiba é o time mais antigo do futebol paranaense. Antes da construção do seu estádio, o Coxa mandava os seus jogos no Jóquei Clube Paranaense, em dias que não havia corridas. O nome do estádio do Coritiba é uma homenagem feita ao militar e diretor esportivo que dedicou sua vida ao clube: Antônio Couto Pereira.

Inicialmente, o estádio do Coritiba foi inaugurado com o nome Belfort Duarte. Em 1977, após passar por reformas, o estádio recebeu o nome do major responsável por dirigir o clube por vários anos. Segundo o CNEF, a capacidade oficial do Couto Pereira é de 40,5 mil torcedores.

 

Cuiabá

 

Nos últimos anos, um clube começou a se destacar nas divisões inferiores do futebol brasileiro até jogar a Série A do Brasileirão pela 1ª vez em 2021. Esse clube é o Cuiabá. Fundado em dezembro de 2001, o Cuiabá Esporte Clube é o clube mais novo da Série A. Ele foi fundado pelo ex-jogador Luís Carlos Tóffoli, o “Gaúcho”.

Assim como outros times do Brasileirão 2023, o Cuiabá não tem um estádio para chamar de seu. Porém, manda todos os seus jogos na Arena Pantanal, que pertence ao Governo do Estado de Mato Grosso. Inaugurada em 2014 para ser uma das sedes da Copa do Mundo, a arena substituiu o antigo Estádio José Fragelli, que era conhecido como Verdão.

Segundo o CNEF, a capacidade oficial da Arena Pantanal é de 44 mil torcedores.

 

Cruzeiro

 

Após alguns anos na Série B, o Cruzeiro retornou para a 1ª divisão do futebol brasileiro ao ser campeão do Brasileirão 2022. O time mineiro é um dos maiores clubes do Brasil. Porém, não tem um estádio para chamar de seu. Há anos, o clube manda os seus jogos no Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão.

Recentemente, o Cruzeiro rompeu com a administradora do Estádio Mineirão, a Minas Arena. O clube optou por usar o Estádio Independência para mandar os seus jogos em 2023. No ano passado, a prefeitura de Betim enviou uma proposta ao Cruzeiro para a construção de um estádio.

Caso a parceria entre Cruzeiro e Betim aconteça, esse será mais um dos estádios dos times do Brasileirão.

 

Grêmio – Arena do Grêmio

 

Na última temporada, o Grêmio também garantiu o acesso à Série A do Brasileirão. Apesar de ter acabado de subir, o time gaúcho conseguiu impactar o mercado de transferências ao anunciar a contratação de Luis Suárez, um dos melhores atacantes de futebol da última década.

Com poucos jogos, Luis Suárez comprovou que continua a ser um dos melhores, apesar da idade. Ele marcou um hat-trick em sua estreia, na vitória de 3 x 1 do Grêmio na Recopa Gaúcha, contra o São Luiz. Essa partida aconteceu na casa do Tricolor, a Arena do Grêmio.

A Arena do Grêmio não foi a 1ª casa do clube gaúcho. O 1º estádio do Grêmio foi o Estádio da Baixada do Moinhos de Vento. O Tricolor usou esse estádio entre os anos de 1904 e 1954, até a inauguração de sua nova casa: o Estádio Olímpico Monumental. Esse estádio foi usado até 2013 e hoje encontra-se abandonado.

Inaugurada em dezembro de 2012, a Arena do Grêmio se destaca por ser um dos maiores estádios dos times do Campeonato Brasileiro de 2023. Segundo o CNEF, a capacidade oficial do estádio é de pouco mais de 55,6 mil torcedores.

 

Bahia

 

O Bahia foi mais um dos clubes que subiram e vão jogar o Campeonato Brasileiro em 2023. Há anos, o clube manda os seus jogos na Arena Fonte Nova, conhecida como Itaipava Arena Fonte Nova por questões de patrocínio. O Tricolor de Aço, ao contrário do que muitos pensam, não faz parte do grupo de times que possuem um estádio próprio.

Assim como o Grêmio, o Bahia já mandou seus jogos em diferentes estádios ao longo dos anos. Porém, diferente do clube gaúcho, o Bahia nunca teve um estádio para chamar de seu. Além da Arena Fonte Nova, o Tricolor de Aço já mandou seus jogos no Estádio Octávio Mangabeira e Estádio Metropolitano Governador Roberto Santos.

Todos esses estádios são propriedades do Governo do Estado da Bahia. Segundo o CNEF, a capacidade oficial da Arena Fonte Nova é de pouco mais de 50 mil torcedores.

 

Vasco da Gama – Estádio Vasco da Gama (São Januário)

 

O Vasco da Gama é um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro. Nos últimos anos, o clube vem sofrendo com rebaixamentos e jejuns de títulos. Na última temporada, o Gigante da Colina garantiu o acesso para a Série A 2023 na última rodada do Brasileirão Série B, ao derrotar o Ituano.

Entre todos os grandes times do Rio de Janeiro que estarão no Brasileirão 2023, o Vasco da Gama se destaca por ser o único com um estádio próprio de grande capacidade: o Estádio Vasco da Gama, popularmente conhecido como São Januário. Inclusive, esse é o maior estádio particular do Estado.

Inaugurado em abril de 1927, o São Januário é reconhecido por lei como de interesse social, histórico, cultural e desportivo. A fachada do estádio é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Segundo o CNEF, a capacidade oficial do estádio do Vasco é de pouco mais de 24,5 mil torcedores.

 

Faça apostas nos times do Brasileirão 2023 com a Apostaquente!

 

Agora que você sabe quais são todos os estádios dos times do Brasileirão 2023, por que não apostar nos jogos que acontecem nesses estádios com a Apostaquente?

Em seu site de apostas, a Apostaquente disponibiliza todos os campeonatos estaduais e nacionais do Brasil para você apostar online e se divertir. Lá, você consegue colocar seus palpites nas melhores competições, como o Brasileirão 2023, contando sempre com as melhores odds.

E aí, está esperando o que para começar a se divertir com apostas nos campeonatos do futebol brasileiro com a Apostaquente?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima