Entenda melhor sobre a Lei de SAF, suas vantagens e análise

Ultimamente, muitos clubes de futebol têm aderido à SAF. Entenda melhor o que é a SAF e conheça suas vantagens.

No ano de 2021, o futebol foi marcado por impactos gerados pelo modelo de gestão da Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Neste período, transações importantes ocorreram, como a compra das ações do time do Cruzeiro pelo ex-jogador Ronaldo Fenômeno. 

Por essa razão, muitas dúvidas surgiram em volta deste modelo de gestão e como isso pode afetar o mundo do futebol como um todo e das apostas esportivas que ocorrem nestes jogos. Você sabe o que é SAF no futebol? Confira mais sobre esse assunto.

O que é e como um clube pode se tornar SAF?

A SAF é a Sociedade Anônima do Futebol, que foi criada pela Lei 14.193/2021 e passou a valer em 06 de agosto de 2021. Essa lei permite que os clubes de futebol se tornem verdadeiras empresas. 

Para que um clube se torne SAF é necessário que ele siga algumas exigências estabelecidas pela Lei 14.193/2021, algumas delas são adoção de medidas de gestão, transparência e responsabilidade. 

Além disso, é necessário que os Clubes Deliberativos realizem a aprovação destas exigências, para que assim ele possa se tornar parte da Sociedade Anônima do Futebol.

Quais são as vantagens?

A aprovação da Lei da SAF trouxe algumas vantagens para os clubes que optam por segui-la. A principal delas é financeira, já que o principal objetivo de tornar esses clubes empresas é ajudar a sobreviver com dívidas altas. 

Quando o clube vira SAF, ele terá capital suficiente para realizar a quitação dessas dívidas e pode continuar atuando sem nenhum problema. Além disso, a Lei trouxe segurança jurídica aos investidores financeiros. 

Outra vantagem da SAF é a necessidade de uma gestão mais transparente e regulamentada, o que impedirá o surgimento de novas dívidas e práticas ilegais dentro dos clubes. 

Quais são os riscos?

Justamente por prever uma gestão transparente e regulamentada, a SAF, impõe consequências para quem não cumpre corretamente as medidas. Então, caso o clube decida virar SAF e não siga corretamente as exigências, ele será penalizado e precisará se responsabilizar. 

Nesses casos, o resultado será negativo e isso pode levar até a falência do clube ou a perda de identidade, o que mexeria com os torcedores e com a história do mesmo. 

Qual análise da SAF?

A principal função da SAF é garantir que os clubes, seja de futebol, basquete ou outros esportes, possam seguir com seus trabalhos de forma segura e transparente, por isso é muito vantajoso para clubes que queiram aplicar um modelo de gestão transparente, quitar dívidas e evitar futuras fraudes que possam ser prejudiciais.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima