Batalha dos Aflitos: relembre esse jogo da Série B

Muitos jogos de futebol entraram para história por serem decisivos. A Batalha dos Aflitos é um dos maiores jogos da Série B do Brasileirão.

Desde que a Série B do Brasileirão começou a ser disputada, muitos times grandes disputaram a competição. Em 2005, uma das maiores equipes do país, o Grêmio, disputou a segunda divisão. Em um jogo específico do campeonato, o Grêmio fez parte de um dos grandes momentos da história do futebol brasileiro: a Batalha dos Aflitos.

Você sabe o que foi a Batalha dos Aflitos? Relembre esse jogo da Série B do Brasileirão.

 

O que foi a Batalha dos Aflitos?

Como dissemos anteriormente, muitos times grandes disputaram a segunda divisão do Brasileirão. Em 2005, o Grêmio teve que disputar a Série B do Campeonato Brasileiro com poucos jogadores de destaque. Essa foi a última edição da Série B antes do sistema de pontos corridos ser adotado.

Para a disputa da Série B de 2005, o Grêmio decidiu contratar Mano Menezes, que na época ainda era um jovem treinador. Poucos jogadores de destaque faziam parte do elenco gremista. Porém, alguns nomes viriam a se tornar grandes nomes do clube gaúcho, como Marcelo Grohe (campeão da Libertadores de 2017 com o Grêmio), Anderson e Lucas Leiva.

Na época, a Série B começava com uma disputa de pontos corridos, onde as oito melhores equipes avançavam à fase mata-mata. No final da disputa, sobraram quatro equipes com chances de conquistar o título do Brasileirão: Grêmio, Portuguesa, Náutico e Santa Cruz. Desses, apenas dois subiram para a Série A do Brasileirão.

Esses quatro times realizaram uma disputa de pontos corridos, onde todos se enfrentaram duas vezes (turno e returno). A Batalha dos Aflitos foi um dos jogos desta fase final do Brasileirão Série B de 2005. No caso, foi o jogo entre Grêmio e Náutico.

 

Como foi a Série B de 2005?

Como dissemos anteriormente, quatro times chegaram à reta final do Brasileirão Série B com chances de título: Grêmio, Portuguesa, Náutico e Santa Cruz. Na primeira rodada de partidas, o Grêmio venceu o Náutico por 1 a 0, no Rio Grande do Sul, empatou com o Santa Cruz em 1 a 1, em Pernambuco, e empatou com a Portuguesa pelo mesmo placar, em São Paulo.

Na segunda rodada de partidas, o famoso returno, o Grêmio empatou por 2 a 2 com a Portuguesa e venceu o Santa Cruz por 2 a 0. Após esses cinco jogos, o tricolor havia conquistado nove pontos, de maneira invicta. Todos os times chegaram à última rodada com chances de garantir acesso à Série A do Brasileirão.

Grêmio e Náutico se enfrentaram na última rodada. O Tricolor gaúcho tinha nove pontos, enquanto o Náutico tinha seis pontos. Apesar da Batalha dos Aflitos ser determinante para a classificação dos times, não podemos deixar de falar do outro jogo, entre Santa Cruz e Portuguesa. O time pernambucano venceu por 2 a 1 e terminou o campeonato com 10 pontos.

Essa vitória do Santa Cruz fez com que muitas possibilidades fizessem presentes no jogo entre Grêmio e Náutico, a Batalha dos Aflitos:

  • Se Grêmio e Náutico empatassem, o time gaúcho subiria à Série A e conquistaria o título, com 12 pontos;
  • Se o Grêmio perdesse do Náutico, continuaria na Série B;
  • Se o Grêmio ganhasse do Náutico, seria campeão da Série B e, consequentemente, subiria à Série A;

 

Por que Batalha dos Aflitos?

Com essas diferentes possibilidades de resultados, o jogo entre Náutico e Grêmio ganhou ainda mais importância. O duelo ficou conhecido como Batalha dos Aflitos graças ao apelido do Estádio do Náutico, o Estádio Eládio de Barros Carvalho, localizado em Recife. No caso, o apelido é Estádio dos Aflitos.

Por ser uma partida decisiva, era de se esperar um clima tenso entre as equipes, ainda mais que a taça da Série B e o acesso à Série A estavam em jogo. Essa partida foi tão impressionante que a Batalha dos Aflitos virou filme. Após um empate sem gols no primeiro tempo e um pênalti perdido pelo Náutico aos 31 minutos, o jogo continuou tranquilo até os 30 minutos do segundo tempo.

Nessa altura do jogo, o jogador do Grêmio Escalona colocou a mão na bola e, consequentemente, levou um cartão amarelo. Como já havia sido advertido com outro cartão amarelo, Escalona recebeu o cartão vermelho e foi expulso. Quatro minutos após isso, Nunes, outro jogador do Grêmio, colocou a mão na bola na área e o juiz assinalou o pênalti.

Os jogadores do time gaúcho discordaram da decisão do árbitro e partiram para cima dele. Patrício acabou se exaltando e deu uma “peitada” no juiz. Com isso, acabou sendo expulso e fez com que o Grêmio ficasse com dois jogadores a menos em campo. Ainda nessa confusão, Nunes, que havia cometido o pênalti, também foi expulso.

Um dos grandes motivos que fazem este duelo entre Grêmio e Náutico ser conhecido como Batalha dos Aflitos não se deve apenas ao jogo, mas sim ao que aconteceu em campo. Durante essa confusão após a marcação do pênalti, o juiz teve que solicitar a ajuda do policiamento. Com isso, policiais entraram em campo para evitar o pior.

A confusão não parou mesmo com a polícia em campo. Domingos, outro jogador do Grêmio, acabou sendo expulso, fazendo com que o time gremista ficasse com quatro jogadores a menos em campo. Após quase meia hora de jogo parado, o jogo foi retomado aos 59 minutos do segundo tempo.

A cobrança de pênalti para o Náutico marcou a retomada do jogo. O lateral Ademar tentou colocar o Náutico a frente do placar, mas assim como aconteceu no primeiro tempo, o time pernambucano perdeu o pênalti. Galatto, goleiro gremista, defendeu a cobrança.

A confusão se estendeu bastante, e Domingos também foi expulso, deixando o Grêmio com quatro jogadores a menos. O jogo retornou somente aos 59 minutos do segundo tempo, já para a cobrança do pênalti. O lateral Ademar bateu para o Náutico e parou na defesa do goleiro Galatto.

Na cobrança de escanteio após o pênalti, Anderson puxou um contra-ataque para o Grêmio e sofreu falta de Batata. O jogador do Náutico já havia sido amarelado e, com o segundo cartão amarelo, acabou sendo expulso. Com isso, o Grêmio voltou a ter apenas três jogadores a menos.

Após ter sofrido a falta, Anderson cobrou rapidamente e ficou com a bola após uma jogada com seu companheiro de equipe. Com isso, avançou rapidamente em direção ao gol adversário, invadiu a área do Náutico driblando e marcou o gol do jogo aos 61 minutos. Oito minutos após o gol ser marcado, o juiz encerrou o jogo.

O gol de Anderson da Batalha dos Aflitos é lembrado até hoje pelos torcedores gremistas. Com esse gol, o Grêmio conquistou o título da Série B de 2005 e o acesso à Série A do Brasileirão 2006.

 

Aposte nos jogos da Série B com a Apostaquente!

Agora que já sabe o que foi a Batalha dos Aflitos, por que não apostar nos jogos da segunda divisão do Brasileirão com a Apostaquente?

Em seu site de apostas, a Apostaquente disponibiliza todos os jogos do Brasileirão Série B para que possa apostar e se divertir. Lá, você também pode apostar em muitos outros campeonatos de futebol, como Copa do Brasil, Brasileirão, Libertadores, Champions League e muito mais.

E aí, está esperando o que para começar a apostar na Série B do Campeonato Brasileiro com a Apostaquente?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima