Treinadores brasileiros que treinaram na Europa

Treinadores brasileiros que treinaram na Europa

Você sabia que a Europa já foi palco do trabalho de alguns treinadores brasileiros de futebol? Por mais que hoje não tenha nenhum técnico brasileiro trabalhando com destaque em algum clube europeu, houve uma época onde os treinadores brasileiros eram muito valorizados no velho continente.

Hoje em dia, podemos ver como a maioria dos clubes de futebol do Brasil não acredita mais no trabalho de treinadores brasileiros. A maioria dos times da Série A do Brasileirão buscou e tem buscado técnicos estrangeiros para assumir o comando de suas equipes.

Esse é o caso de muitos clubes do Brasil, inclusive que disputam a Série B do Campeonato Brasileiro, como:

  • Palmeiras: Abel Ferreira (Portugal);
  • Corinthians: Vítor Pereira (Portugal);
  • Luís Castro: Botafogo (Portugal);
  • Cuiabá: Antônio Oliveira (Portugal);
  • Flamengo: Paulo Sousa (Portugal) – já não é mais treinador do clube;
  • Santos: Fabián Bustos (Argentina);
  • Atlético-MG: Antonio Mohamed (Argentina);
  • Fortaleza: Juan Pablo Vojvoda (Argentina);
  • São Paulo: Hernán Crespo (Argentina) – já não é mais treinador do clube;
  • Coritiba: Gustavo Morínigo (Paraguai);
  • Cruzeiro: Paulo Pezzolano (Uruguai);
  • Sport: Gustavo Florentín (Paraguai) – já não é mais treinador do clube;

Você sabe quais técnicos brasileiros treinaram clubes europeus? Confira!

Vanderlei Luxemburgo

Vanderlei Luxemburgo é um dos maiores nomes do futebol brasileiro. Muito disso se deve ao grande número de títulos conquistados no país, como cinco títulos do Campeonato Brasileiro (1993, 1994, 1998, 2003 e 2004) por quatro times diferentes: Palmeiras, Corinthians, Cruzeiro e Santos.

Na Europa, o treinador brasileiro teve a chance de comandar o Real Madrid entre 2004 e 2006. Em sua passagem pelo clube, Vanderlei Luxemburgo comandou um time recheado de estrelas, como Ronaldo Fenômeno, Roberto Carlos, Zinedine Zidane, David Beckham, entre outros.

Em sua passagem pelo clube espanhol, ele não conquistou nenhum título. Por isso, é um dos treinadores brasileiros na Europa que não conseguiu obter o mesmo destaque que obteve no Brasil.

Luiz Felipe Scolari (Felipão)

Outro técnico que aparece entre os maiores treinadores da história do futebol brasileiro é Luiz Felipe Scolari, o Felipão. O brasileiro está num seleto grupo de treinadores que conquistaram a Copa do Mundo. No caso, Felipão foi o técnico responsável pela conquista do pentacampeonato do Brasil.

Em sua carreira, Felipão teve duas passagens pelo futebol europeu. A primeira delas comandou a Seleção Portuguesa. O treinador brasileiro ficou no comando do país entre 2003 e 2008. Seus maiores feitos por Portugal são o vice-campeonato da Eurocopa em 2004 e a semifinal da Copa do Mundo de 2006.

Após sua passagem pela Seleção Portuguesa, Felipão recebeu um convite do Chelsea para ser treinador do clube. Infelizmente, o brasileiro não ficou muito tempo no comando técnico da equipe. Ao todo, foram sete meses e oito dias como treinador do Chelsea, uma das passagens mais rápidas de um treinador pela Premier League.

Entre as principais conquistas de Felipão, estão o título da Copa do Mundo de 2002, quatro títulos da Copa do Brasil (1991, 1994, 1998 e 2012), dois títulos do Brasileirão (1996 e 2018) e dois títulos da Copa Libertadores (1995 e 1999). Ele é um dos maiores treinadores da história do Grêmio e da história do Palmeiras.

Sylvinho

Você sabia que Sylvinho foi o último treinador brasileiro a trabalhar no futebol europeu? O brasileiro é mais um dos ex-jogadores que decidiram tentar uma carreira como treinador. Na Europa, ele treinou o Lyon, da França, na temporada de 2019. Pelo clube, conquistou apenas a Emirates Cup.

Como jogador, Sylvinho teve boas passagens por Corinthians e Barcelona, conquistando uma série de títulos importantes. Pelo Timão, o brasileiro foi campeão da Copa do Brasil, do Brasileirão e três vezes do Paulistão. Pelo time espanhol, Sylvinho conquistou dois títulos da Champions League, três do Campeonato Espanhol e dois da Supercopa da Espanha.

Recentemente, Sylvinho teve uma curta passagem pelo Corinthians. O treinador brasileiro foi contratado em maio de 2021 e demitido no começo de fevereiro deste ano. Pelo clube paulista, seus números são muito equilibrados: 16 vitórias, 14 empates e 13 derrotas.

Abel Braga

A carreira de Abel Braga na Europa pode ser resumida a dois países: Portugal e França. Em terras portuguesas, o treinador brasileiro teve passagens por quatro clubes diferentes: Rio Ave (1985-1986 e ), Famalicão (1989 a 1991), Belenenses (1991 a 1994) e Vitória FC (1994-1995).

Já na França, Abel Braga teve uma curta passagem pelo Olympique de Marseille (200), onde comandou o time por apenas 16 jogos. No Brasil, o treinador teve grande sucesso por dois clubes: Fluminense e Internacional. Pelo clube carioca, conquistou o Brasileirão de 2012 e alguns estaduais. Já pelo clube gaúcho, foi campeão da Copa Libertadores e do Mundial de Clubes.

Nesta temporada, Abel Braga conquistou o título do Campeonato Carioca, com o Fluminense. Pouco tempo antes de ser contratado pelo Tricolor das Laranjeiras, o treinador teve uma passagem curtíssima pelo Lugano, da Suíça. Entre junho e setembro de 2021, Abel Braga comandou o clube por cinco partidas, vencendo três e perdendo duas.

Zico

Você sabia que um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro também tentou uma carreira como treinador? Artur Antunes Coimbra, o Zico, é o maior jogador da história do Flamengo. Pelo clube, conquistou uma série de títulos diferentes. Entre eles, destacam-se a Copa Libertadores e a Copa Intercontinental de 1981 e os três títulos do Brasileirão (1980, 1982 e 1983).

Como técnico, Zico teve passagens por três clubes da Europa. Treinou o Fenerbahçe, da Turquia, entre 2006 e 2008. Pelo clube, conquistou os títulos do Campeonato Turco e da Supercopa da Turquia. Após sair do Fenerbahçe, Zico treinou o CSKA Moscou, da Rússia, por apenas 29 partidas, em 2009.

Apesar do pouco número de jogos como comandante do CSKA Moscou, Zico conquistou o título da Copa da Rússia e da Supercopa da Rússia. A última passagem de Zico como treinador brasileiro de um clube europeu aconteceu entre 2009 e 2010, quando o brasileiro comandou o Olympiacos, da Grécia.

Carlos Alberto Parreira

Assim como Felipão, Carlos Alberto Parreira é um dos poucos treinadores que podem ostentar o título de campeões da Copa do Mundo em seus currículos. O brasileiro foi campeão com a Seleção Brasileira na edição de 1994, conquistando o tetracampeonato.

Na Europa, Parreira teve a oportunidade de treinar dois clubes: Valência (Espanha) e Fenerbahçe (Turquia). Sua primeira passagem no velho continente foi pelo Valência. Pelo clube espanhol, o brasileiro ficou por apenas uma temporada e partiu para o futebol turco, para treinar o Fenerbahçe. No clube turco, conquistou o título do Campeonato Turco de 1995/96.

Além de ter sido campeão da Copa do Mundo de 1994 como treinador, Carlos Alberto Parreira também esteve presente no tetracampeonato do Brasil, na Copa do Mundo de 1970. Na ocasião, ele era o preparador físico da Seleção Brasileira de Pelé, Jairzinho e companhia.

A carreira do treinador brasileiro está marcada por muitas passagens por seleções de futebol. Além da Seleção Brasileira, Parreira foi treinador das seleções do Kuwait, Arábia Saudita e África do Sul. Por esses países, conquistou alguns títulos, destacando-se os da Copa da Ásia (1980 e 1988).

Ricardo Gomes

Ricardo Gomes é outro treinador brasileiro que trabalhou na Europa. No caso, sua carreira no velho continente pode ser resumida a apenas um país: a França. Inclusive, o técnico jogou no país entre 1991 e 1995, como jogador do Paris Saint Germain.

Diferente do que acontece com a maioria dos treinadores brasileiros, a carreira de Ricardo Gomes como treinador começou na Europa, não no Brasil. No caso, ele foi treinador do PSG entre 1996 e 1998. Pelo clube francês, conquistou os títulos da Copa da França e da Copa da Liga Francesa, ambos em 1998.

Após sair do PSG, Ricardo Gomes teve passagens por alguns clubes brasileiros entre 1999 e 2004. No caso, treinou: Vitória, Sport, Guarani, Coritiba, Juventude, Fluminense e Flamengo. Nessa primeira passagem como treinador no Brasil, Ricardo Gomes conquistou a Copa do Nordeste e o Campeonato Baiano, ambos em 1999.

Em 2005, Ricardo Gomes recebeu o convite para treinar o Bordeaux, outro clube da França. O brasileiro ficou no comando da equipe entre 2005 e 2007, conquistando o título da Copa da Liga Francesa de 2007. No ano seguinte, foi contratado pelo Monaco, outro clube que disputa o Campeonato Francês. No caso, Ricardo Gomes foi treinador do time entre 2007 e 2009.

Leonardo

Leonardo é outro ex-jogador de futebol que tentou a sorte no mundo dos treinadores. Como jogador, o brasileiro conta com alguns títulos de destaque em seu currículo, como o da Copa do Mundo de 1994, o do Campeonato Italiano de 1998/99 e o Brasileirão de 1991, como jogador do São Paulo.

Entre todos os técnicos brasileiros que listamos aqui, Leonardo é o único que nunca treinou clubes do Brasil. Sua carreira como treinador se resume apenas a times da Europa. No caso, Leonardo já treinou Milan e Internazionale, da Itália, e Antalyaspor, da Turquia.

Além de ter sido treinador, Leonardo teve algumas passagens como dirigente. O trabalho mais reconhecido foi o de diretor do PSG. Sua primeira passagem no clube foi entre 2011 e 2013. Anos depois, o brasileiro retornou ao clube francês para exercer a mesma função, em 2019. Após péssimos desempenhos do PSG, Leonardo foi demitido do cargo em maio deste ano.

Como treinador, Leonardo conquistou apenas dois títulos. Pelo Milan, foi campeão do Troféu Luigi Berlusconi, um torneio amistoso. Já pela Internazionale, foi campeão da Copa Itália de 2010/11.

Aposte no futebol europeu com a Apostaquente!

Agora que já conhece alguns treinadores brasileiros que treinaram na Europa, por que não apostar online nos campeonatos europeus com a Apostaquente?

Em seu site de apostas, a Apostaquente oferece uma série de campeonatos de futebol diferentes para se divertir com suas apostas. Lá, consegue palpitar nos jogos das principais ligas nacionais e nas competições internacionais, como Europa League e Champions League.

Na hora que decidir fazer apostar no futebol europeu, lembre-se de contar com a Apostaquente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima