Ícone do site Blog Apostaquente

Campeões da Copa do Mundo por ano

Você sabe quais são os países campeões do mundo? Confira quais foram os campeões da Copa do Mundo por ano e como foram suas campanhas.

Ao longo da história, muitos países chegaram às finais da Copa do Mundo de futebol. Porém, apenas alguns deles conseguiram ser campeões mundiais. Em 2022, 87,5% dos países campeões da Copa do Mundo estarão disputando o torneio, para quem sabe aumentar o número de conquistas. Esse é o caso de Brasil, Argentina e França, alguns dos favoritos da Copa do Mundo de 2022.

Você sabe quem ganhou cada Copa do Mundo? Confira quais foram os campeões da Copa do Mundo por ano:

 

Quais são os campeões da Copa do Mundo?

Desde que a Copa do Mundo começou a ser disputada em 1930, muitos países diferentes de todos os cantos do planeta tentaram conquistar o torneio. Porém, até hoje, apenas sete países conseguiram ser campeões do mundo. No caso, os países campeões da Copa do Mundo são:

Entre todos os campeões da Copa do Mundo, apenas a Itália não estará presente na Copa do Catar este ano. O país europeu ficará de fora do torneio mundial pela segunda vez consecutiva, já que também não disputou a Copa do Mundo de 2018, que aconteceu na Rússia.

 

1930 – Uruguai

Se vamos falar sobre os campeões da Copa do Mundo por ano, nada melhor que começar falando sobre o primeiro campeão do mundo, não é mesmo? Como dissemos anteriormente, a Copa do Mundo começou a ser disputada em 1930. A primeira edição do torneio aconteceu no Uruguai e o campeão acabou sendo o próprio país sede da competição.

O Uruguai foi campeão do mundo em 1930 após derrotar a Argentina na grande final pelo placar de 4 a 2. Antes disso, o país goleou a Iugoslávia na semifinal do torneio pelo placar de 6 a 1. Confira a campanha do Uruguai na Copa do Mundo de 1930:

 

1934 e 1938 – Itália

Ao falar dos países campeões da Copa do Mundo por ano, é impossível não destacar a Seleção da Itália. Apesar de não estar vivendo um grande momento atualmente, tanto que não disputa uma Copa do Mundo há oito anos, a Itália se destaca por ser o primeiro país a ser bicampeão do mundo.

A Seleção Italiana foi campeã da Copa do Mundo em 1934 e 1938. As edições do torneio foram disputadas na Itália e França, respectivamente. Na primeira vez em que foi campeã do mundo, a Itália derrotou a Tchecoslováquia na grande final pelo placar de 2 a 1. Já em 1938, ano em que conquistou o bicampeonato, a Itália derrotou a Hungria na grande final por 4 a 2.

Confira a campanha da Itália na Copa do Mundo de 1934:

Confira a campanha da Itália na Copa do Mundo de 1938:

 

1950 – Uruguai

Após ter conquistado o título em 1930 e se tornado o primeiro campeão da Copa do Mundo, o Uruguai voltou a ser campeão mundial em 1950. Esta edição da Copa do Mundo é muito especial para o Brasil. O país foi sede do torneio pela primeira vez na história e, infelizmente, foi derrotado na final para a Seleção Uruguaia.

Analisando os campeões da Copa do Mundo de cada ano, é possível ver que apenas dois países foram campeões do mundo nas quatro primeiras edições do torneio. Na Copa do Mundo de 1950, o formato não fazia com que houvesse uma final, mas sim um quadrangular final. O último jogo desse quadrangular foi entre Brasil e Uruguai, que acabou sendo considerada a final da Copa do Mundo de 50.

Neste último jogo do torneio, o Uruguai venceu o Brasil por 2 a 1, calando os brasileiros presentes no Estádio Maracanã. Até hoje, o público desta partida é o maior da história da Copa do Mundo. Ao todo, 199.854 pessoas estiveram presentes para ver o duelo entre os países.

Confira a campanha do Uruguai na Copa do Mundo de 1950:

 

1954 – Alemanha

Após Uruguai e Itália se destacarem entre os campeões da Copa do Mundo por ano, foi a vez da Alemanha entrar em cena. O país conquistou o título mundial em 1954, ano em que a Copa do Mundo foi disputada na Suíça. Na época, a Alemanha ainda estava dividida em Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental. O participante da Copa do Mundo foi o lado ocidental do país.

Na Copa do Mundo de 1954, a Alemanha Ocidental derrotou a Hungria na grande final pelo placar de 3 a 2. Uma grande curiosidade sobre este duelo é que a Hungria venceu a Alemanha na fase de grupos com uma goleada de 8 a 3, mas acabou sendo derrotada na final.

Confira como foi a campanha do país na Copa de 1954:

 

1958 e 1962 – Brasil

Como todos sabem, o país que mais se destaca entre os campeões da Copa do Mundo é o Brasil, por ser o maior campeão. Apesar do torneio ter começado em 1930, a Seleção Brasileira demorou 28 anos para conquistar o primeiro título mundial. Se já não fosse o suficiente, o Brasil também conquistou o segundo título da Copa do Mundo na sequência.

Ao analisar os campeões da Copa do Mundo por ano, é possível ver que são poucos os países que conseguiram conquistar o título mundial de maneira consecutiva. Além da Itália em 1934 e 1938, o Brasil se destaca por ter sido campeão mundial em 1958 e 1962.

Na Copa do Mundo de 1958, disputada na Suécia, a Seleção Brasileira venceu o anfitrião por 5 a 2 na grande final. Já na edição de 1962, disputada no Chile, o Brasil foi campeão do mundo após derrotar a Tchecoslováquia na grande final por 3 a 1.

Confira a campanha do Brasil na Copa do Mundo de 1958:

Confira a campanha do Brasil na Copa do Mundo de 1962:

 

1966 – Inglaterra

Ao falar dos campeões da Copa do Mundo por ano, é impossível não mencionar a Inglaterra com certo destaque. Entre todos os oito países campeões do mundo, a Inglaterra é um dos dois que nunca ganhou a Copa do Mundo em mais de uma ocasião. No caso, a Seleção Inglesa foi campeã do mundo em 1966.

Assim como Uruguai em 1930 e Itália em 1934, a Inglaterra foi campeã jogando em casa. Em 1966, o país europeu conquistou o título mundial após derrotar a Alemanha Ocidental na grande final pelo placar de 4 a 2. Assim como a Itália em 1934, a Seleção da Inglaterra teve a melhor defesa da Copa até então, com apenas três gols sofridos.

Confira a campanha da Inglaterra na Copa do Mundo de 1966:

 

1970 – Brasil

Após ter sido bicampeão do mundo em 1958 e 1962, a Seleção Brasileira voltou a ser campeã da Copa do Mundo em 1970. Analisando os campeões da Copa do Mundo por ano, é possível ver que o Brasil se destaca não só por ser um dos poucos que foi campeão duas vezes consecutivas, mas sim por ser o primeiro país a ser tricampeão da Copa do Mundo.

Disputada no México, a Copa de 1970 entrou para a história por ter sido a primeira televisionada em cores. O Brasil foi campeão do torneio após derrotar a Itália na final por 4 a 1. Até hoje, muitos consideram a Seleção Brasileira de 1970, popularmente conhecida como Esquadrão, como a melhor de todos os tempos.

Confira a campanha do Brasil na Copa do Mundo de 1970:

 

1974 – Alemanha

20 anos após ter sido campeã da Copa do Mundo pela primeira vez, a Alemanha voltou a conquistar o título mundial em 1974. Ela ainda estava dividida em ocidente e oriente, algo que afetou os esportes do país por muito tempo. Esta divisão só veio a acabar em 1989, quando houve a famosa queda do muro de Berlim, que reunificou a Alemanha.

A Copa do Mundo de 1974 foi disputada na Alemanha Ocidental. Com isso, o país europeu entrou para a lista dos campeões da Copa do Mundo que conquistaram o título jogando em casa. Na grande final de 1974, a Alemanha Ocidental derrotou a Holanda pelo placar de 2 a 1.

Confira a campanha da Alemanha Ocidental na Copa do Mundo de 1974:

 

1978 – Argentina

A Argentina conquistou o seu primeiro título de Copa do Mundo em 1978. Ao analisar os campeões da Copa do Mundo por ano, é possível ver que há uma alternância entre os campeões. No caso, as primeiras edições da Copa do Mundo tiveram um campeão sul-americano intercalado com um campeão europeu.

A Copa do Mundo de 1978 foi disputada na Argentina. Então, assim como Itália, Inglaterra, Uruguai e Alemanha Ocidental, a Seleção da Argentina foi campeã jogando em casa. O país sul-americano derrotou a Holanda na grande final pelo placar de 3 a 1.

Confira a campanha da Argentina na Copa do Mundo de 1978:

 

1982 – Itália

Após ter sido bicampeã do mundo em 1934 e 1938, a Itália voltou a ser campeã da Copa do Mundo em 1982. Esta edição da foi a primeira a contar com 24 seleções, muitas delas estreantes. Inclusive, foi nesta Copa do Mundo que o Brasil contou com uma de suas melhores seleções, que acabou não conseguindo conquistar o título mundial.

A Copa do Mundo de 1982 foi disputada na Espanha. Na fase de grupos do torneio, a Itália se destacou ao garantir a classificação para a próxima fase da competição com nenhuma vitória. Isso mesmo, a Seleção Italiana ficou em segundo lugar no Grupo A com três empates em três jogos.

Ao analisar todos os campeões da Copa do Mundo por ano, é possível ver que a Itália foi a primeira a conseguir ser campeã do mundo sem vencer nenhum dos primeiros jogos. A Seleção Italiana derrotou a Alemanha Ocidental na grande final por 3 a 1.

Confira a campanha da Itália na Copa do Mundo de 1982:

 

1986 – Argentina

Após 16 anos, a Copa do Mundo voltou a ser disputada no México. Em 1970, como vimos anteriormente, o Brasil ficou com o título. Já em 1986, o campeão foi a Argentina. Este foi o segundo e último título mundial da Argentina, que é uma das favoritas na Copa do Mundo de 2022.

A Copa do Mundo de 1986 é uma das edições mais históricas do torneio. E o grande motivo disso tem nome e sobrenome: Diego Maradona. O craque argentino protagonizou uma série de lances que fizeram o torneio ser ainda mais grandioso. Ele marcou um gol de mão e o chamado gol do século em uma mesma partida, nas quartas de final contra a Inglaterra.

A Argentina foi campeã da Copa de 1986 após derrotar a Alemanha Ocidental na grande final pelo placar de 3 a 2. Analisando os campeões da Copa do Mundo de cada ano, é possível ver que a alternância se manteve, já que o campeão de 1978 (Argentina) é um país sul-americano e o campeão de 1982 (Itália) é um país europeu.

Confira a campanha da Argentina na Copa do Mundo 1986:

 

1990 – Alemanha

Apesar da queda do muro de Berlim ter acontecido em 1989, a Alemanha ainda estava dividida no futebol em 1990. Isso fez com que apenas a Alemanha Ocidental estivesse presente na Copa do Mundo de 1990, já que garantiu a classificação para o torneio anos antes.

Disputada na Itália, a Copa do Mundo de 1990 colocou frente a frente os finalistas da última edição. Desta vez, a Alemanha Ocidental levou a melhor e derrotou a Argentina. A Seleção da Alemanha venceu o jogo pelo placar de 1 a 0.

Confira a campanha da Alemanha Ocidental na Copa do Mundo de 1990:

 

1994 – Brasil

24 anos após a conquista do tricampeonato em 1970, o Brasil voltou a ser campeão da Copa do Mundo em 1994. Nos anos em que ficou sem conquistar o título mundial, a Seleção Brasileira viu outros dois países igualarem o seu número de títulos: Itália e Alemanha.

Até o ano de 1994, analisando todos os campeões de cada Copa do Mundo, é possível ver que apenas esses três países conquistaram o título mundial mais de duas vezes. Inclusive, até hoje, Brasil, Alemanha e Itália são os únicos países que venceram a Copa do Mundo três ou mais vezes.

Disputada nos Estados Unidos, a Copa do Mundo de 1994 colocou Itália e Brasil frente a frente na grande final. O país que saísse vencedor se tornaria o primeiro tetracampeão do mundo. Após um empate em 1 a 1, a Seleção Brasileira derrotou a Itália nos pênaltis e conquistou o título da Copa do Mundo.

Confira a campanha da Copa do Mundo de 1994:

Assim como Uruguai em 1930, Itália em 1934 e Inglaterra em 1966, o Brasil de 1994 teve a melhor defesa da história com apenas três gols sofridos.

 

1998 – França

Em 1998, a França conquistou sua primeira Copa do Mundo. O torneio não tinha um campeão inédito desde 1978, quando a Seleção da Argentina conquistou o título mundial pela primeira vez. Assim como muitos outros países, a Seleção Francesa foi campeã da Copa do Mundo jogando em casa.

A Copa do Mundo de 1998 entrou para a história não só por ter tido um campeão inédito, mas também por ter sido a primeira edição do torneio a ser disputada por 32 seleções. Este número de participantes continua até hoje. 

Para garantir o título da Copa do Mundo de 1998, a França derrotou o Brasil na grande final por 3 a 0. Este jogo entrou para a história do futebol, não só pela goleada sofrida pelo Brasil, mas sim pelo fato da Seleção Brasileira ser a atual campeã da Copa do Mundo

Confira a campanha da França na Copa do Mundo de 1998:

Analisando os campeões da Copa do Mundo por ano, é possível ver que muitos se destacaram por sofrer apenas três gols no torneio. Em 1998, a França se destacou não só com o título do torneio, mas também por ter a melhor defesa da história da Copa do Mundo com apenas dois gols sofridos.

 

2002 – Brasil

Você sabia que o Brasil é um dos únicos países a chegar na final da Copa do Mundo três vezes seguidas? Como vimos anteriormente, a Alemanha Ocidental foi finalista do torneio em 1982, 1986 e 1990, vencendo apenas uma final. Já o Brasil foi finalista em 1994, 1998 e 2002, vencendo duas finais.

A Copa do Mundo de 2002 foi disputada em dois países pela primeira vez na história: Japão e Coreia do Sul. Além disso, esta foi a primeira vez que a Copa do Mundo foi disputada em um continente que não fosse a América ou Europa. O Brasil foi campeão do mundo em 2002 após derrotar a Alemanha por 2 a 0 na grande final.

Com este título, o Brasil se tornou o primeiro país pentacampeão do mundo, recorde que perdura até hoje. Os outros países que se destacam como os maiores campeões da Copa do Mundo, Itália e Alemanha, só vieram a conquistar o torneio pela quarta vez em 2006 e 2014, respectivamente.

Confira a campanha do Brasil na Copa do Mundo de 2002:

 

2006 – Itália

Analisando os campeões da Copa do Mundo por ano, é possível ver que a Itália conquistou os títulos mundiais com intervalos de décadas. No caso, entre os dois primeiros (1934 e 1938) e o terceiro título (1982), houve um intervalo de 44 anos. Já entre o terceiro e quarto título (2006), houve um intervalo de 24 anos.

Pela segunda vez na história, a Alemanha foi a sede da Copa do Mundo. O país havia sediado o torneio em 1974, ano em que conquistou o seu segundo título do torneio. A Itália foi campeã da Copa do Mundo de 2006 após derrotar a França nos pênaltis, após um empate em 1 a 1.

A final da Copa do Mundo de 2006 ficou marcada por causa de Zinedine Zidane, meio-campista da Seleção Francesa. Ele foi expulso de campo após dar uma cabeçada em Marco Materazzi. Uma grande curiosidade é que ambos os jogadores foram os responsáveis por marcar os gols de seus países no jogo.

Confira a campanha da Itália na Copa do Mundo de 2006:

Assim como a França em 1998, a Itália sofreu apenas dois gols na Copa do Mundo de 2006, tendo assim a melhor defesa da história do torneio.

 

2010 – Espanha

A Copa do Mundo de 2010 entrou para a história por uma série de motivos. O principal deles é que o torneio foi disputado pela primeira vez na África. No caso, o país-sede da Copa do Mundo foi a África do Sul. Outro motivo que fez esta edição do torneio ser histórica foi a Espanha, que conquistou o seu primeiro título de Copa do Mundo.

Como dissemos anteriormente, antes do título da França em 1998, a Copa do Mundo não tinha um campeão inédito desde 1978. 12 anos após a conquista francesa, foi a vez da Seleção da Espanha colocar seu nome na lista de campeões da Copa do Mundo.

Para garantir o título da Copa do Mundo de 2010, a Espanha derrotou a Holanda na grande final por 1 a 0 com um gol na prorrogação. Este título mundial marcou uma geração do futebol espanhol, que havia sido campeão da Eurocopa pela primeira vez em 2008. Inclusive, conquistou o título da Eurocopa novamente após a Copa do Mundo, em 2012.

Confira a campanha da Espanha na Copa do Mundo de 2010:

Analisando os campeões da Copa do Mundo de cada ano, é possível ver que a Espanha se destaca por dois motivos. O primeiro deles é o fato de também ter sofrido apenas dois gols e, dessa forma, ter a melhor defesa da história do torneio. Já o segundo é o fato da Espanha ter marcado apenas oito gols no torneio, sendo este o pior ataque de um país campeão da Copa do Mundo.

 

2014 – Alemanha

Após a Itália ser tetracampeã do mundo em 2006, chegou a vez da Alemanha conquistar o seu quarto título de Copa do Mundo em 2014. Esta foi a primeira vez que a Alemanha foi campeã do mundo apenas sob o nome de Alemanha, ou seja, sem divisões de Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental.

64 anos após a Copa do Mundo de 1950, o Brasil voltou a ser um país-sede de Copa do Mundo em 2014. Diferente da edição de 1950, em que foi derrotado na grande final, o Brasil foi eliminado no torneio nas semifinais após ter sido humilhado pela Alemanha, que venceu o jogo por uma goleada de 7 a 1.

Após ter massacrado o Brasil na semifinal, a Seleção da Alemanha precisou derrotar a Argentina na grande final para garantir o título da Copa do Mundo de 2014. A Alemanha venceu o jogo na prorrogação por 1 a 0, após um empate sem gols em 0 a 0.

Confira a campanha da Alemanha na Copa do Mundo de 2014:

 

2018 – França

Na última edição da Copa do Mundo, foi a vez da França aumentar o número de conquistas mundiais. Após ter sido campeão do mundo pela primeira vez em 1998, foi a vez da Seleção Francesa conquistar o bicampeonato 20 anos depois, em 2018.

Disputada na Rússia, a Copa do Mundo de 2018 foi a primeira a ser realizada no leste da Europa. Além disso, esta foi a primeira edição do torneio que contou com a utilização do Árbitro Assistente de Vídeo, o VAR. Pela primeira vez na história, a Alemanha não se classificou para a próxima fase da Copa do Mundo. Vale ressaltar que o país foi campeão em 2014.

Para garantir o título da Copa do Mundo de 2018, a França precisou derrotar a Croácia na grande final. No caso, os franceses venceram o jogo por 4 a 2. Uma grande curiosidade é que em 1998, ano em que foi campeã do mundo pela primeira vez, a França enfrentou a Croácia na semifinal.

Confira a campanha da França na Copa do Mundo de 2018:

 

Aposte nos campeões da Copa do Mundo com a Apostaquente!

Agora que você sabe quais são os campeões da Copa do Mundo por ano, por que não apostar nos jogos desses países com a Apostaquente?

Em seu site de apostas, a Apostaquente oferece uma série de apostas esportivas para você se divertir com seus palpites. Lá, você consegue apostar em muitos campeonatos de futebol, desde Brasileirão até Copa do Mundo, contando sempre com as melhores odds do mercado.

E aí, está esperando o que para apostar nos jogos dos campeões da Copa do Mundo com a Apostaquente?

Sair da versão mobile