O que é box-to-box? Saiba mais sobre essa expressão usada no futebol

Você já ouviu falar em um jogador box-to-box? Esse termo é muito usado para falar de algo específico do futebol. Descubra o que é box-to-box.

O futebol é um esporte muito antigo, apesar de sempre trazer a ideia de modernidade. Desde 1894, faz parte da vida dos brasileiros, que começaram a praticar e amar esse esporte originário da Inglaterra. Muitos dos termos futebolísticos utilizados na língua inglesa foram traduzidos para o português. Porém, ainda existem alguns termos que continuam a ser usados em inglês. Esse é o caso de box-to-box.

Você sabe o que é box-to-box? Entenda mais sobre essa expressão muito popular no futebol.

 

Qual é a função do meio-campo?

Antes de entender o que é box-to-box no futebol, é importante que você conheça mais sobre as funções dos jogadores de futebol. Um time de futebol é formado por três sistemas diferentes: defensivo (goleiro, zagueiros e laterais), meio-campo (volantes, meias, meio-atacantes) e ofensivo (atacantes).

O termo box-to-box é usado, especificamente, para falar dos jogadores de futebol que atuam como meio-campistas. Você sabe qual é a função do meio-campo? De forma simples, podemos dizer que os jogadores de meio-campo têm duas funções essenciais: conectar a defesa ao ataque e impedir que o time adversário crie jogadas pela área central do campo de jogo.

Sabendo melhor qual é a função de um meio-campista, é mais fácil entender o significado de box-to-box.

 

Qual a origem do termo box-to-box?

Por ter surgido há mais de 100 anos, é de se esperar que o futebol tenha passado por evoluções e transformações com o passar do tempo. De certa forma, podemos dizer que o box do box é uma dessas evoluções do esporte.

Qual é a origem do termo box-to-box? Na década de 1960, esse termo surgiu graças a Alf Ramsey, um dos treinadores mais importantes da história do futebol inglês. Após ter comandado o Ipswich Town em campanhas de acesso à segunda e primeira divisão do Campeonato Inglês, Alf Ramsey recebeu o convite para treinar a Seleção Inglesa.

Em 1966, Alf Ramsey foi campeão da Copa do Mundo com a Seleção Inglesa, que disputou o torneio em casa. Antes de iniciar sua carreira como técnico, ele havia sido um jogador. Com passagens por Southampton e Tottenham, Alf Ramsey atuava como um lateral-direito.

Além de ter entrado para a história ao conquistar o primeiro e único título de Copa do Mundo da Inglaterra, Alf Ramsey ficou marcado por outro motivo. Durante a Copa do Mundo de 1966, o treinador montou a Seleção da Inglaterra em uma formação 4-4-2, ou seja, com quatro defensores, quatro meio-campistas e dois atacantes. Até hoje, essa formação tática é uma das mais usadas no futebol.

Nesse esquema tático, os meio-campistas da Inglaterra exerciam duas funções importantes: atacar e defender. Essa função dupla exercida pelos jogadores fez com que eles ficassem conhecidos como meio-campistas box-to-box, porque atuavam de área a área, atacando e defendendo.

Na Inglaterra, os jogadores que exercem essas duas funções também são conhecidos como BBM (box-to-box midfielders) e B2B (box “two” box). Um box-to-box tradicional é o meio-campista que está sempre de frente para o jogo, com o corpo direcionado para a área adversária.

Graças a essa formação tática, os jogadores da Seleção Inglesa de Alf Ramsey ficaram conhecidos como “Wingless Wonders”. Em inglês, esse termo significa “as maravilhas sem pontas”. Como assim? No futebol inglês, winger é o nome dado aos atacantes que atuam pelas pontas do campo. Já wingless indica que não havia pontas nesse esquema montado por Alf Ramsey.

Como não tinham jogadores fazendo a função de ponta, a Inglaterra campeã da Copa do Mundo de 1966 ficou conhecida por ter um meio de campo forte, intenso e veloz. Inclusive, na final da Copa de 1966, um dos jogadores que mais se destacou pela intensidade foi o meio-campista Alan Ball. Na época do torneio, ele era o mais jovem do elenco inglês com apenas 21 anos.

 

Conheça alguns jogadores box-to-box

Agora que você sabe o que é box-to-box, provavelmente tem em mente alguns jogadores que possuem essa característica, não é mesmo? Por mais que o termo box-to-box no futebol remeta aos jogadores de meio-campo que conseguem desempenhar as funções de ataque e defesa, é essencial que você saiba que nem todos os meio-campistas que exercem esse papel são considerados box-to-box.

No futebol, é muito importante ter jogadores capazes de pressionar os adversários. Essa pressão pode acontecer de muitas maneiras diferentes, sempre com o principal objetivo de roubar a bola do adversário e retomar a posse. Um meio-campista box-to-box é caracterizado pela força e imposição física, que o ajudam a pressionar o adversário por mais tempo e com mais intensidade.

No Brasil, um dos principais meio-campistas box-to-box é Danilo, do Palmeiras. O jovem é uma das melhores revelações das categorias de base do clube. Como jogador profissional, apesar de ter apenas 21 anos, Danilo já é bicampeão da Libertadores, bicampeão paulista, campeão brasileiro, campeão da Copa do Brasil e vice-campeão mundial.

Após a derrota de 2 a 1 do Palmeiras para o Chelsea no Mundial de Clubes, Danilo recebeu elogios de Steve McClaren em um relatório feito à FIFA. O ex-treinador inglês classificou o jovem palmeirense como um meio-campista moderno que faz o trabalho duro, mas também tem visão e técnica para jogar. A joia do Palmeiras recebeu a Bola de Bronze do Mundial de Clubes.

Além de Danilo, o Palmeiras conta com outro jogador que se encaixa perfeitamente no estilo box-to-box: Zé Rafael. Formando uma dupla com Danilo, o volante box-to-box mostrou ser um dos pilares do time de Abel Ferreira, que é conhecido pelos fortes contra-ataques. Inclusive, foi por meio de dois contra-ataques que o Palmeiras venceu o Al Ahly (Egito) na semifinal do Mundial de Clubes.

O 1º gol do Palmeiras saiu aos 38 minutos após uma pressão feita no lado direito do ataque do Al Ahly. Zé Rafael, Piquerez e Scarpa pressionaram o time egípcio até Zé Rafael roubar a bola e soltá-la nos pés de Danilo. O jovem volante exerceu bem sua função de meio-campista box-to-box e deu um belo passe para Dudu, que deu a assistência para o gol de Raphael Veiga.

O 2º gol do verdão no jogo também teve participação essencial de Zé Rafael. O meio-campista dividiu com um dos jogadores do Al Ahly e a bola sobrou para Piquerez, que acionou Rony em um contra-ataque. O atacante do Palmeiras passou a bola para Raphael Veiga, que deu um sutil toque de costas para deixar Dudu livre pelo lado de campo. Dudu chegou até a área e finalizou forte, marcando o gol da vitória aos 04 minutos da segunda etapa.

Confira outros jogadores com características de um meio-campista box-to-box:

  • Luka Modric (Real Madrid) – Bola de Ouro em 2018;
  • Scott McTominay (Manchester United);
  • Pogba (Juventus);
  • Fred (Manchester United) – convocado para disputar a Copa do Mundo de 2022 com a Seleção Brasileira;
  • N’golo Kanté (Chelsea);
  • Arturo Vidal (Flamengo);
  • Frank Lampard (aposentado);
  • Yaya Touré (aposentado);
  • Bastian Schweinsteiger (aposentado);
  • Steven Gerrard (aposentado).

 

Palpite em campeonatos de futebol na Apostaquente!

Se você gosta de acompanhar os melhores campeonatos de futebol do mundo, por que não começar a apostar online nesses torneios com a Apostaquente?

Em seu site de apostas, a Apostaquente te dá acesso a campeonatos de futebol de todos os cantos do planeta. Lá, você consegue apostar tanto em competições pequenas, quanto em grandes torneios, como a Copa do Mundo. Aproveite as melhores odds e a variedade de mercados para apostar na Copa do Catar 2022.

E aí, está esperando o que para apostar nos campeonatos de futebol que mais gosta com a Apostaquente?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima